Os profissionais da educação mediante o problema das violências escolares em Florianópolis, no período de 1991 a 2002

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Os profissionais da educação mediante o problema das violências escolares em Florianópolis, no período de 1991 a 2002

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Título: Os profissionais da educação mediante o problema das violências escolares em Florianópolis, no período de 1991 a 2002
Autor: Vagner, Edinéia
Resumo: Este trabalho analisa as violências nas escolas públicas de Florianópolis, contra os Profissionais da Educação, registradas no 6º Distrito Policial de Proteção à Mulher e ao Menor Infrator. Desvela como os Profissionais da Educação passam a integrar o cenário dinâmico das violências. Evidencia, sem esquecer o contexto político, cultural e econômico das relações sociais, como a escola produz e reproduz em sua trama político-pedagógica as diversas formas de violências. Trás múltiplos enunciados, como: as diversas formas de violências que atingem as escolas e os educadores, quem comunica os fatos na Delegacia, as medidas tomadas diante das violências, quem são os adolescentes autores de atos infracionais, e qual a posição da Secretaria Estadual e Municipal de Educação e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Santa Catarina diante das violências. A relação entre os alunos autores de atos infracionais com os Profissionais da Educação vitimizados e modo como as escolas lidam com os conflitos aparecerem carregados de juízos de valores, revelando que muito se deve avançar tanto na teoria quanto na prática.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87520
Data: 2004


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