dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Souza, Francisco das Chagas de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Sales, Fernanda de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T18:59:15Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T18:59:15Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
205686 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87370 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Atuação do profissional bibliotecário integrante da Rede Pública de Ensino do município de Florianópolis, tendo como referencial o Manifesto da UNESCO sobre a Biblioteca Escolar. A pesquisa, fundada no entendimento de que a autonomia crítica dos sujeitos, formada a partir do acesso a informações variadas, é um direito social, permitiu conhecer a representação que os profissionais bibliotecários atuantes na Rede expressam acerca da sua participação no despertar do senso crítico do aluno. A técnica eleita para a organização das informações coletadas através de entrevistas, o Discurso do Sujeito Coletivo, possibilitou a redução da variabilidade discursiva do grupo em questão. As análises indicam como resultados a formação de uma representação pelos bibliotecários de participação no processo de formação da criticidade dos sujeitos em formação, no entanto, as condições e as relações de trabalho desses profissionais no ambiente escolar não favorecem a concretização desta ação. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino de primeiro grau |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Bibliotecas escolares |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Bibliotecarios |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Atividades didaticas |
pt_BR |
dc.title |
A participação do bibliotecário no despertar do senso crítico do aluno: uma investigação na rede municipal de ensino de Florianópolis |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |