Um (re)trato pedagógico a partir do olhar de educadores/as de jovens e adultos do MST

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Um (re)trato pedagógico a partir do olhar de educadores/as de jovens e adultos do MST

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Beltrame, Sonia Aparecida Branco pt_BR
dc.contributor.author Lenzi, Lúcia Helena Corrêa pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T17:30:56Z
dc.date.available 2012-10-21T17:30:56Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 205671 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87272
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduaçã em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação analisa as significações da prática docente e política de educadores e educadoras que trabalham com jovens e adultos, vinculados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra # MST # em seis microrregiões do estado de Santa Catarina. O caminho metodológico, de cunho qualitativo, priorizou o entrelaçamento da linguagem textual e imagética, buscando adentrar na trajetória relacional de cada um dos sujeitos educadores, bem como na materialidade do seu espaço e cotidiano, e perceber como singularmente compreendem a educação, ao desempenhar o seu papel de educador/a em assentamentos ou acampamentos. Na análise, considero a formação (escolar e política) e o cotidiano dos assentamentos/acampamentos, como elementos constituintes e constituidores das significações que apropriaram e expressam em sua ação educativa. No processo de tomada das imagens fotográficas, feitas pelos sujeitos pesquisados, desvelou-se um rico percurso no qual ficaram retratadas suas vivências e os sentidos que atribuem aos seus papéis de educadores/as e de sujeitos envolvidos com a militância. A partir da pesquisa foi possível afirmar que a experiência desses homens e mulheres com a Educação de Jovens e Adultos, ao mesmo tempo em que se mostrou como um projeto de vida para cada um deles, tornou-se viável por ter suas bases de ação perpassadas e fundadas nas perspectivas educativas próprias do MST. pt_BR
dc.format.extent 173 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.subject.classification Educação de adultos pt_BR
dc.title Um (re)trato pedagógico a partir do olhar de educadores/as de jovens e adultos do MST pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
205671.pdf 13.00Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar