Dimensões políticas e pedagógicas da participação da criança na escola: um estudo de tipo etnográfico

DSpace Repository

A- A A+

Dimensões políticas e pedagógicas da participação da criança na escola: um estudo de tipo etnográfico

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Quinteiro, Jucirema pt_BR
dc.contributor.author Antunes, Karine Maria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T17:04:55Z
dc.date.available 2012-10-21T17:04:55Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 210531 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87245
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho é pesquisa empírica, de caráter descritivo e analítico, sobre os dilemas e perspectivas da participação da criança na escola. Participação aqui é concebida como um direito da criança à tomada de decisões, logo diretamente vinculada às relações de poder na escola. O tema não é novo; remonta ao século XIX. Ele será retomado e revalorizado, principalmente na Europa, mediante a promulgação da Convenção dos Direitos da Criança, em 1989. Buscou-se nesta investigação, mediante a utilização dos recursos metodológicos do estudo de caso de tipo etnográfico, identificar em uma escola pública da rede estadual de ensino do Estado de Santa Catarina as representações sociais de crianças, estudantes das séries iniciais, sobre a participação da criança na escola. Foram realizadas 300 horas de observação participante na escola e gravados os testemunhos de 25 crianças, alunas de 1ª a 4ª séries. O estudo demonstrou que a condição social da criança na escola imputa-lhe o papel de reprodutora de relações autoritárias de subordinação, mando e punição. Tais relações são perpassadas por contradições que, se explicitadas numa perspectiva de superação, podem constituir-se em momentos privilegiados para a formação da consciência crítica, ainda em tenra idade. Um estudo mais acurado do pensamento pedagógico contemporâneo nas suas imbricadas relações com o pensamento sociológico, psicológico e filosófico se faz necessário para galgar um salto de qualidade no debate sobre a participação da criança na escola. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Escolas publicas pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Crianças pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Representações sociais pt_BR
dc.title Dimensões políticas e pedagógicas da participação da criança na escola: um estudo de tipo etnográfico pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
210531.pdf 2.020Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar