Ser professora de bebês: um estudo de caso de uma creche conveniada

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Ser professora de bebês: um estudo de caso de uma creche conveniada

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cerisara, Ana Beatriz pt_BR
dc.contributor.author Tristão, Fernanda Carolina Dias pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T15:57:36Z
dc.date.available 2012-10-21T15:57:36Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 201562 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87179
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract O principal objetivo deste estudo foi conhecer, caracterizar, descrever e analisar como se constitui a prática pedagógica de professoras de bebês (crianças de zero a um ano) que trabalham em uma creche que mantém convênio com a Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC, buscando, desta forma, contribuir com elementos para definir o fazer profissional das professoras que atuam com crianças de 0 a 3 anos em creches. Trata-se de um estudo de caso em que também se buscou fazer um levantamento e histórico da rede de creches conveniadas deste município. A fim de captar o dinamismo de uma turma de bebês e as múltiplas ações das professoras, utilizei anotações no caderno de campo e o registro fotográfico. Durante todo o período de pesquisa empírica tive encontros com a professora responsável pelo grupo, com o intuito de com ela compartilhar minhas observações e registros para, assim, trocarmos nossas impressões e conhecimentos. Partindo da análise do material coletado no berçário pude perceber que o trabalho docente realizado com crianças tão pequenas está enraizado na concepção de infância que essas profissionais desenvolvem na prática cotidiana, concebendo o bebê como um corpo em desenvolvimento, caracterizado pelas suas faltas, ou como um ser competente, completo, diferente do adulto, porém nem por isso com menos possibilidades. A prática docente com crianças pequenas caracteriza-se pela sutileza das ações cotidianas, que muitas vezes não são percebidas dentro da rotina diária, mas que são determinantes na caracterização dessa profissão devido ao seu cunho humanizante. O cuidado com o outro também foi uma marca da ação docente com bebês, levando a percepção de crianças e professoras como pessoas inteiras e provocando uma discussão sobre o binômio cuidar e educar e suas implicações para a educação dos pequenininhos. Não pretendo apresentar um manual do que é ser professora de bebês, mas mostrar uma perspectiva, permeada pelo meu olhar - que também não se pretende neutro - do que é exercer essa profissão em uma creche conveniada, situada em uma comunidade de moradores de baixa renda. Esse não é um modelo, mas uma tentativa de contribuir para o debate mostrando uma forma do trabalho docente com crianças nos seus primeiros anos de vida. pt_BR
dc.format.extent 206 f.| tabs., grafs., il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação infantil pt_BR
dc.subject.classification Educacao pre-escolar pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Creches pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title Ser professora de bebês: um estudo de caso de uma creche conveniada pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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