dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Vânia Beatriz Monteiro da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Rosilda Veríssimo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T14:10:46Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T14:10:46Z |
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dc.date.issued |
2004 |
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dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
223559 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87067 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente dissertação origina-se de pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC, no período de 2002-2004, na linha Ensino e Formação de Educadores. O estudo tem como pressuposto a prática da avaliação da aprendizagem como atividade relevante no contexto da graduação em Enfermagem # uma profissão relacionada ao cuidado em saúde - conquanto expressa no interior do processo curricular de cada instituição o projeto de formação profissional em curso. Por meio de um trabalho de cunho qualitativo, firmou-se o propósito de colher elementos que traduzissem a avaliação das acadêmicas, durante o processo de ensino-aprendizagem de atividades teórico-práticas em uma instituição de ensino superior em Santa Catarina. Os instrumentos utilizados foram questionário e entrevistas individuais junto a sete enfermeiras-docentes com vistas a colher declarações sobre sua formação inicial e continuada, as condições de atuação e as atividades de avaliação com seus múltiplos conteúdos. Os subsídios da análise crítica sobre o ensino superior, seu currículo e estudos sobre avaliação permitem observar que a avaliação da aprendizagem ainda permanece centralmente articulada à função reguladora de sancionar o progresso das acadêmicas e é, ainda de modo predominante, orientada por modelos de ensino vivenciados pelas docentes. Combinada à experiência de um ensino alheio ao conhecimento pedagógico, sua formação mais recente, como também à dinâmica da organização pedagógica no interior da qual planejam o atendimento de suas alunas, mobilizam suas forças para a atenção preferencial às "alunas com problemas"; buscam apoiar-se entre si para as tarefas assumidas como mais complexas, e partilham o poder decisório acerca da atuação das alunas. A valoração ao desempenho técnico-instrumental como foco principal em relação às aprendizagens emerge neste quadro, mediante as profundas dificuldades em fazer avançar os saberes e "intuições" presentes, acerca da amplitude do conhecimento em jogo e sua tradução em mediações para as aprendizagens das alunas. Tais resultados autorizam a interpretação de que são urgentes as ações em nome da ampliação das alternativas de formação pedagógica para as enfermeiras-docentes, conforme elas mesmas sinalizam, como também a busca da construção de processos institucionais que articulem um projeto curricular socialmente relevante no ensino superior para o curso de Enfermagem. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino (Superior) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
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dc.title |
Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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