Consumidores urbanos e agricultura orgânica: entre discurso, intenção e gesto

DSpace Repository

A- A A+

Consumidores urbanos e agricultura orgânica: entre discurso, intenção e gesto

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cazella, Ademir Antonio pt_BR
dc.contributor.author Schmidt, Vanice D. B. pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T13:16:49Z
dc.date.available 2012-10-21T13:16:49Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 212797 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87000
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias. Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas pt_BR
dc.description.abstract O consumidor tem sido apontado como o elemento chave na promoção da agricultura orgânica. Conhecê-lo tornou-se uma tarefa importante e é com ela que esse trabalho buscou contribuir, enfocando uma experiência no Sul do Brasil. Embora a questão do consumidor, no que se refere à agricultura e ao meio ambiente, ainda seja pouco estudada no país, os raros dados existentes indicam estar havendo um aumento da consciência em relação à importância do consumo de produtos "limpos". No que se refere aos produtos orgânicos, essa tendência se confirma, apontando para uma inclinação crescente à agricultura orgânica por parte dos cidadãos, que se dizem, inclusive, dispostos a pagar mais caro pelos produto dela oriundos. Todas essas pesquisas, no entanto, ao inquirir o consumidor, limitam-se a considerar o seu discurso, não dando informações sobre sua efetiva prática de consumo. Sabe-se, contudo, que é através do ato da compra de alimentos orgânicos que o consumidor se torna, de fato, propulsor do aumento de produção e, consequentemente, do aumento da área e do número de agricultores dedicados à agricultura orgânica. Este trabalho parte da hipótese de que existe uma distância entre o discurso e a prática desse consumidor. Buscou-se, através de um estudo de caso, observar essa distância, discutindo a possível defasagem entre três momentos : o reconhecimento da importância de consumir produtos orgânicos, a disposição de pagar mais caro por eles e o ato efetivo da compra. Trabalhou-se com consumidores de um sistema de cestas contendo produtos orgânicos oriundos da Associação dos agricultores ecológicos das Encostas da Serra Geral (Agreco) e entregues em domicílio, no Bairro do Campeche, em Florianópolis. Através da análise do histórico de consumo dos seus 150 clientes durante o tempo de existência da experiência (3 anos) e dos depoimentos obtidos a partir de entrevista aberta realizada com uma amostra de 31 consumidores, procurou-se levantar as razões que os levam a consumir esse tipo de produto, as que os impedem de fazê-lo, assim como aquelas que os fazem desistir depois de terem começado. O estudo indicou uma atitude positiva dos consumidores de cestas em relação aos produtos orgânicos, muito associada às preocupações com a saúde. Fica difícil, no entanto, estabelecer uma relação direta entre essas preocupações com a saúde e os alimentos e o fato de comprar produtos orgânicos. Outros fatores parecem influenciar essa dinâmica, reforçando a idéia de que o consumo de alimentos é complexo e multifacetado. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Agricultura pt_BR
dc.subject.classification Agroecossistemas pt_BR
dc.subject.classification Agricultura orgânica pt_BR
dc.subject.classification Alimentos naturais pt_BR
dc.subject.classification Consumidores pt_BR
dc.subject.classification Pesquisa pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.title Consumidores urbanos e agricultura orgânica: entre discurso, intenção e gesto pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Schmidt, Wilson pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
212797.pdf 2.296Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar