Consumidores urbanos e agricultura orgânica: entre discurso, intenção e gesto

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Consumidores urbanos e agricultura orgânica: entre discurso, intenção e gesto

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cazella, Ademir Antonio pt_BR
dc.contributor.author Schmidt, Vanice D. B. pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T13:16:49Z
dc.date.available 2012-10-21T13:16:49Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 212797 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87000
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias. Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas pt_BR
dc.description.abstract O consumidor tem sido apontado como o elemento chave na promoção da agricultura orgânica. Conhecê-lo tornou-se uma tarefa importante e é com ela que esse trabalho buscou contribuir, enfocando uma experiência no Sul do Brasil. Embora a questão do consumidor, no que se refere à agricultura e ao meio ambiente, ainda seja pouco estudada no país, os raros dados existentes indicam estar havendo um aumento da consciência em relação à importância do consumo de produtos "limpos". No que se refere aos produtos orgânicos, essa tendência se confirma, apontando para uma inclinação crescente à agricultura orgânica por parte dos cidadãos, que se dizem, inclusive, dispostos a pagar mais caro pelos produto dela oriundos. Todas essas pesquisas, no entanto, ao inquirir o consumidor, limitam-se a considerar o seu discurso, não dando informações sobre sua efetiva prática de consumo. Sabe-se, contudo, que é através do ato da compra de alimentos orgânicos que o consumidor se torna, de fato, propulsor do aumento de produção e, consequentemente, do aumento da área e do número de agricultores dedicados à agricultura orgânica. Este trabalho parte da hipótese de que existe uma distância entre o discurso e a prática desse consumidor. Buscou-se, através de um estudo de caso, observar essa distância, discutindo a possível defasagem entre três momentos : o reconhecimento da importância de consumir produtos orgânicos, a disposição de pagar mais caro por eles e o ato efetivo da compra. Trabalhou-se com consumidores de um sistema de cestas contendo produtos orgânicos oriundos da Associação dos agricultores ecológicos das Encostas da Serra Geral (Agreco) e entregues em domicílio, no Bairro do Campeche, em Florianópolis. Através da análise do histórico de consumo dos seus 150 clientes durante o tempo de existência da experiência (3 anos) e dos depoimentos obtidos a partir de entrevista aberta realizada com uma amostra de 31 consumidores, procurou-se levantar as razões que os levam a consumir esse tipo de produto, as que os impedem de fazê-lo, assim como aquelas que os fazem desistir depois de terem começado. O estudo indicou uma atitude positiva dos consumidores de cestas em relação aos produtos orgânicos, muito associada às preocupações com a saúde. Fica difícil, no entanto, estabelecer uma relação direta entre essas preocupações com a saúde e os alimentos e o fato de comprar produtos orgânicos. Outros fatores parecem influenciar essa dinâmica, reforçando a idéia de que o consumo de alimentos é complexo e multifacetado. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Agricultura pt_BR
dc.subject.classification Agroecossistemas pt_BR
dc.subject.classification Agricultura orgânica pt_BR
dc.subject.classification Alimentos naturais pt_BR
dc.subject.classification Consumidores pt_BR
dc.subject.classification Pesquisa pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.title Consumidores urbanos e agricultura orgânica: entre discurso, intenção e gesto pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Schmidt, Wilson pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
212797.pdf 2.296Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar