Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado

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Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Carvalho, Neri Terezinha Both pt_BR
dc.contributor.author Bernal, Marcia Maria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T13:12:15Z
dc.date.available 2012-10-21T13:12:15Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 205628 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86993
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem por objetivo identificar objeto matemático proporção enquanto objeto a ensinar e, enquanto objeto ensinado em classe de 6a série do Ensino Fundamental. Sob o referencial da Teoria Antropológica do Saber e da Teoria da Transposição Didática, de Chevallard, é realizado o estudo do conceito e da organização matemática do objeto proporção, em termos de tarefas, técnicas e tecnologias. Para identificá-lo enquanto saber a ensinar busca-se evidenciar questões relativas ao surgimento do saber proporção e a seu tratamento como objeto matemático, em um breve estudo histórico e em um estudo de publicações consideradas como instituições de formação de professores. O estudo de livros didáticos e uma observação em classe permite identificar elementos da organização matemática do objeto proporção enquanto saber ensinado em classe de 6a série. Estes estudos permitem identificar, no ensino atual, duas diferentes abordagens das questões relativas à proporção. Uma abordagem com origem na teoria grega das proporções, na qual a proporção é objeto de estudo, e outra abordagem, na qual o objeto proporção não é presente e as questões relativas à proporção são ensinadas no contexto dos números reais, das igualdades e equações, com ênfase à noção de proporcionalidade. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Matematica pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Proporcao pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Livros didaticos pt_BR
dc.title Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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