Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitários

DSpace Repository

A- A A+

Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitários

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Nascimento, Juarez Vieira do pt_BR
dc.contributor.author Prates, Maria Eloiza Fiorese pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T11:43:44Z
dc.date.available 2012-10-21T11:43:44Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 199974 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86885
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desporto . Programa de Pós-Graduação em Educação Física. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste estudo quase-experimental foi verificar a efetividade de programas de Educação Física ministrados com orientações conceituais diferenciadas na disciplina Qualidade de Vida sobre os estágios de mudança de comportamento para a prática de atividades físicas de estudantes dos cursos superiores de tecnologia do CEFET-PR/Unidade de Campo Mourão. Participaram da investigação todos os estudantes matriculados e freqüentes na disciplina Qualidade de Vida no primeiro semestre letivo de 2003. Foram implementados três grupos experimentais com diferentes orientações conceituais (G1= Orientação acadêmica, G2= Orientação acadêmico-prática e G3= Orientação acadêmico-prático-pessoal) e um grupo de controle (sem intervenção). Os sujeitos foram avaliados através de pré e pós-teste, bem como da testagem prolongada a curto (45 dias) e médio prazo (90 dias) após o tratamento experimental, nas variáveis de estágios de mudança de comportamento, do nível de conhecimento específico em atividade física e do nível de atividade física habitual no tempo de lazer. O questionário utilizado na coleta de dados das variáveis investigadas continha partes de outros instrumentos previamente validados. Os dados foram analisados através dos recursos da estatística descritiva (média, freqüência percentual e desvio padrão) e estatística não-paramétrica (Teste de Friedman, Teste de Wilcoxon e Teste de Kruskal Wallis), contidos no programa SPSS, versão 11.0. O nível de significância adotado foi de p= 0,05. Os resultados evidenciaram que o programa de orientação acadêmico-prático-pessoal apresentou efeitos mais significativos no estágio de mudança de comportamento. Enquanto o efeito mais relevante sobre o nível de atividade física habitual no tempo de lazer foi alcançado pelo programa de orientação acadêmico-prática, o programa de somente orientação acadêmica obteve resultados mais positivos sobre o nível de conhecimento específico em atividade física. De modo geral, os resultados demonstraram que a adoção de uma orientação conceitual em estado puro não é capaz de alterar conjuntamente o estágio de mudança de comportamento, o nível de atividade física habitual no tempo de lazer e o nível de conhecimento específico em atividade física. Conclui-se que, programas de Educação Física voltados a adultos jovens por adoção e conscientização de um estilo de vida fisicamente ativo são fortemente influenciados pelo tipo de orientação conceitual adotada. pt_BR
dc.format.extent 140 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação física pt_BR
dc.subject.classification Qualidade de vida pt_BR
dc.subject.classification Exercicios fisicos pt_BR
dc.subject.classification Educação física pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.title Impacto da disciplina de qualidade de vida na mundança de comportamento para a prática de atividades físicas em estudantes universitários pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
199974.pdf 1.441Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar