Linguagem escrita na educação infantil: perspectivas para a prática pedagógica indicadas na produção acadêmica brasileira entre 1983 e 2001

DSpace Repository

A- A A+

Linguagem escrita na educação infantil: perspectivas para a prática pedagógica indicadas na produção acadêmica brasileira entre 1983 e 2001

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rocha, Eloisa Acires Candal pt_BR
dc.contributor.author Gonzalez, Keila Cristina Villamayor pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T11:13:08Z
dc.date.available 2012-10-21T11:13:08Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 210719 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86844
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract A proposta desta pesquisa é mapear e examinar a produção acadêmica nos periódicos nacionais, respondendo a questões a respeito do conhecimento que a pesquisa acadêmica tem revelado para a educação infantil sobre linguagem escrita, das indicações dessa produção para a prática pedagógica na educação infantil quanto à linguagem escrita e dos limites e perspectivas da produção acadêmica para a definição das especificidades da educação infantil. O recorte selecionado baseou-se no acervo do banco de dados do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação de 0 a 6 Anos(NEE0A6) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), analisando seis periódicos de relevância nacional para a área: Cadernos de Pesquisa, Cadernos Cedes, Cadernos do CED, Educação e Sociedade, Perspectiva, e Idéias, no período entre 1983 e 2001. Foi incluído um periódico que não estava no acervo do NEE0A6, a Revista Criança, pelo grande número de artigos sobre linguagem escrita na educação infantil e totalizou a análise de sete periódicos. Foram analisados 36 artigos, podendo-se afirmar que a indicação mais direta para o desenvolvimento das práticas pedagógicas sobre linguagem escrita na educação infantil pautou-se na perspectiva histórico-cultural e situou a linguagem escrita como mais uma forma de linguagem entre as crianças. pt_BR
dc.format.extent 211 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação infantil pt_BR
dc.subject.classification Criancas - pt_BR
dc.subject.classification Linguagem pt_BR
dc.subject.classification Criancas - pt_BR
dc.subject.classification Escrita pt_BR
dc.subject.classification Alfabetização pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title Linguagem escrita na educação infantil: perspectivas para a prática pedagógica indicadas na produção acadêmica brasileira entre 1983 e 2001 pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Debus, Eliane Santana Dias pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
210719.pdf 1.047Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar