dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rocha, Eloisa Acires Candal |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Gonzalez, Keila Cristina Villamayor |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T11:13:08Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T11:13:08Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
210719 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86844 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A proposta desta pesquisa é mapear e examinar a produção acadêmica nos periódicos nacionais, respondendo a questões a respeito do conhecimento que a pesquisa acadêmica tem revelado para a educação infantil sobre linguagem escrita, das indicações dessa produção para a prática pedagógica na educação infantil quanto à linguagem escrita e dos limites e perspectivas da produção acadêmica para a definição das especificidades da educação infantil. O recorte selecionado baseou-se no acervo do banco de dados do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação de 0 a 6 Anos(NEE0A6) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), analisando seis periódicos de relevância nacional para a área: Cadernos de Pesquisa, Cadernos Cedes, Cadernos do CED, Educação e Sociedade, Perspectiva, e Idéias, no período entre 1983 e 2001. Foi incluído um periódico que não estava no acervo do NEE0A6, a Revista Criança, pelo grande número de artigos sobre linguagem escrita na educação infantil e totalizou a análise de sete periódicos. Foram analisados 36 artigos, podendo-se afirmar que a indicação mais direta para o desenvolvimento das práticas pedagógicas sobre linguagem escrita na educação infantil pautou-se na perspectiva histórico-cultural e situou a linguagem escrita como mais uma forma de linguagem entre as crianças. |
pt_BR |
dc.format.extent |
211 f.| grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Criancas - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Linguagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Criancas - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.title |
Linguagem escrita na educação infantil: perspectivas para a prática pedagógica indicadas na produção acadêmica brasileira entre 1983 e 2001 |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Debus, Eliane Santana Dias |
pt_BR |