dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Xavier, Rosely Perez |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pinheiro, Karen Mendonça |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T10:44:46Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T10:44:46Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
235288 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86799 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa, de natureza exploratória, pretende investigar como o conhecimento se constrói na interação entre seis estudantes de 8ª série do Ensino Fundamental, três de uma escola particular, localizada na cidade de Curitiba (PR), e três de outra escola particular, localizada na cidade de Florianópolis (SC), interagindo em uma sala de bate papo da internet sobre o tema Orientação Sexual. Visa ainda analisar a viabilidade deste meio de comunicação como proposta de aprendizagem nas extensões de sala de aula na tentativa de aproximar o virtual e o presencial e abrir novos caminhos para o ensino do professor e para a aprendizagem dos alunos. O foco proposto para a análise foi direcionado ao tipo de informação que os alunos compartilham e a influência da escola nessa interação; ao tratamento dado à sexualidade; a como as máximas ou princípios conversacionais cooperativos manifestam-se no discurso dos interagentes e, por último, à avaliação dos estudantes sobre a experiência vivida. Os dados foram analisados a luz da teoria sócio-histórico-cultural de Vygotsky e dos princípios cooperativos propostos por Grice. Os resultados sugerem que a construção do conhecimento em salas de bate papo é proporcionada pela possibilidade do interagente refletir sobre os próprios pensamentos e opiniões com base nas informações compartilhadas por outros interagentes. A construção do conhecimento ocorre através da interação mutua que proporciona desenvolvimento e aprendizagem de novos conceitos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Construtivismo (Educação) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Internet na educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Grupos de bate-papo pela Internet |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Orientação sexual |
pt_BR |
dc.title |
A construção do conhecimento no meio virtual: uma experiência com adolescentes do ensino básico interagindo sobre orientação sexual |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |