A construção do conhecimento no meio virtual: uma experiência com adolescentes do ensino básico interagindo sobre orientação sexual

DSpace Repository

A- A A+

A construção do conhecimento no meio virtual: uma experiência com adolescentes do ensino básico interagindo sobre orientação sexual

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Xavier, Rosely Perez pt_BR
dc.contributor.author Pinheiro, Karen Mendonça pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T10:44:46Z
dc.date.available 2012-10-21T10:44:46Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 235288 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86799
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa, de natureza exploratória, pretende investigar como o conhecimento se constrói na interação entre seis estudantes de 8ª série do Ensino Fundamental, três de uma escola particular, localizada na cidade de Curitiba (PR), e três de outra escola particular, localizada na cidade de Florianópolis (SC), interagindo em uma sala de bate papo da internet sobre o tema Orientação Sexual. Visa ainda analisar a viabilidade deste meio de comunicação como proposta de aprendizagem nas extensões de sala de aula na tentativa de aproximar o virtual e o presencial e abrir novos caminhos para o ensino do professor e para a aprendizagem dos alunos. O foco proposto para a análise foi direcionado ao tipo de informação que os alunos compartilham e a influência da escola nessa interação; ao tratamento dado à sexualidade; a como as máximas ou princípios conversacionais cooperativos manifestam-se no discurso dos interagentes e, por último, à avaliação dos estudantes sobre a experiência vivida. Os dados foram analisados a luz da teoria sócio-histórico-cultural de Vygotsky e dos princípios cooperativos propostos por Grice. Os resultados sugerem que a construção do conhecimento em salas de bate papo é proporcionada pela possibilidade do interagente refletir sobre os próprios pensamentos e opiniões com base nas informações compartilhadas por outros interagentes. A construção do conhecimento ocorre através da interação mutua que proporciona desenvolvimento e aprendizagem de novos conceitos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Construtivismo (Educação) pt_BR
dc.subject.classification Internet na educação pt_BR
dc.subject.classification Grupos de bate-papo pela Internet pt_BR
dc.subject.classification Orientação sexual pt_BR
dc.title A construção do conhecimento no meio virtual: uma experiência com adolescentes do ensino básico interagindo sobre orientação sexual pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
235288.pdf 426.0Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar