Corpo e educação: as relações interculturais nas práticas corporais bororo em Meruri-MT

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Corpo e educação: as relações interculturais nas práticas corporais bororo em Meruri-MT

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fleuri, Reinaldo Matias pt_BR
dc.contributor.author Grando, Beleni Salete pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T10:30:14Z
dc.date.available 2012-10-21T10:30:14Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 205846 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86774
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo expressa o resultado de uma pesquisa com foco de interesse na "Educação do Corpo" (educação expressa nas práticas corporais) em contextos interculturais. Partindo das relações interculturais proporcionadas pela formação de professores indígenas em Mato Grosso # Projeto Tucum, esta pesquisa apoiou-se nos referenciais da Antropologia, da História e da Educação para compreender o contexto das relações estabelecidas na atualidade, entre os Bororo e a sociedade regional e entre eles e os missionários salesianos, com os quais convivem há mais de um século no Território Indígena de Meruri-MT. A pesquisa de campo foi realizada no período de maio a setembro de 2001, na Aldeia de Meruri, numa perspectiva etnográfica, cujo enfoque foram as práticas corporais cotidianas. Durante nossa observação participante, identificamos que as festas realizadas pela Missão eram apropriadas pelos Bororo e adquiriam um caráter polissêmico. Entre os múltiplos sentidos e significações cabe destacar a revitalização das formas tradicionais de "fabricação da pessoa", a valorização das identidades individual e coletiva e a criação de estratégias de integração. Os dados apontaram que a "Festa dos 25 Anos" potencializou processos educativos importantes que resultaram no Ritual de Nominação, nas Danças apresentadas na Missa de Ação de Graças realizada dia 15 de Julho de 2001, e nos jogos de Futebol. Essas três manifestações da cultura corporal foram registradas e analisadas nesta pesquisa e nos indicam uma perspectiva de educação intercultural entre a cultura bororo e a cultura não índia. Nesse processo polissêmico as identidades se confrontam num "jogo" que se estabelece nas "fronteiras" do "nós" e do "eles", criando novas possibilidades de interação e de educação. pt_BR
dc.format.extent 355 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Indios Bororo pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Relações culturais pt_BR
dc.title Corpo e educação: as relações interculturais nas práticas corporais bororo em Meruri-MT pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Hasse, Manuela pt_BR


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