Ensino-investigativo de ciências naturais e suas tecnologias nas séries iniciais do ensino fundamental

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Ensino-investigativo de ciências naturais e suas tecnologias nas séries iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Alves Filho, Jose de Pinho pt_BR
dc.contributor.author Abegg, Ilse pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T10:19:33Z
dc.date.available 2012-10-21T10:19:33Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 205844 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86756
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação e Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. pt_BR
dc.description.abstract Assumindo que a escolaridade em ciência naturais, nas séries iniciais do ensino fundamental, não pode mais se dar dissociada do componente tecnológico, descrevemos e analisamos um trabalho de investigação-ação escolar realizado colaborativamente com as professoras responsáveis e os alunos de duas quartas séries, em duas escolas públicas da cidade de Florianópolis/SC. As atividades foram elaboradas com o intuito de organizar e integrar os componentes científico e tecnológico nas aulas de ciências naturais, neste nível escolar. Organizamos as aulas em três momentos pedagógicos com o objetivo de dialogar e problematizar as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), de acordo com as políticas públicas educacionais (Parâmetros Curriculares Nacionais) e resultados de pesquisa em ensino de ciências do tipo CTS. Com isto, estabelecemos os componentes necessários para uma Educação Científica e Tecnológica para este nível escolar e através desta, buscamos gerar e concluir mudanças nas aulas, nos conteúdos e nas relações escolares. Almejamos a melhoria na qualidade de vida, explicitando o papel atribuído aos conhecimentos científicos e tecnológicos. Como resultado, verificamos um aumento na cognoscência, em termos da problematização de situações-problema e da tomada de decisões contextualizada dos sujeitos envolvidos. Como conclusão desta etapa do trabalho,, acreditamos ter contribuído para a compreensão da necessidade de integrar nas ciências naturais às suas tecnologias, pautadas por temáticas atuais necessárias ao desenvolvimento da cidadania. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Ensino de primeiro grau pt_BR
dc.subject.classification Ciências (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Metodos de ensino pt_BR
dc.title Ensino-investigativo de ciências naturais e suas tecnologias nas séries iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
205844.pdf 390.1Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar