A formação docente no contexto histórico-político das reformas educacionais no Brasil e na Argentina: Patricia Laura Torriglia ; orientadora, Maria Célia Marcondes de Moraes

DSpace Repository

A- A A+

A formação docente no contexto histórico-político das reformas educacionais no Brasil e na Argentina: Patricia Laura Torriglia ; orientadora, Maria Célia Marcondes de Moraes

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Moraes, Maria Celia Marcondes de pt_BR
dc.contributor.author Torriglia, Patricia Laura pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T09:59:52Z
dc.date.available 2012-10-21T09:59:52Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 206607 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86723
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo estudar a história da formação docente no Brasil e na Argentina, com vistas a compreender as reformas de formação docente na década de 1990. Para tal fim, buscou-se contextualizar as últimas reformas na ambiência social da América Latina destacando o movimento político mais amplo, as políticas de ajuste e as orientações internacionais para a educação. Levando em conta esse contexto, identificaram-se os antecedentes e os aspectos mais relevantes da Lei Federal de Educação (1993) e da Lei Superior de Educação (1995), na Argentina, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), no Brasil. Dessa forma, e para entender as propostas e seus desdobramentos para a formação docente das primeiras séries do Ensino Fundamental e dos primeiros ciclos da Escola Básica, foram considerados três eixos: 1) o surgimento das Escolas Normais; 2) as transformações pelas quais passaram; e 3) as mudanças na formação de docentes decorrentes da Lei Federal de Educação (1993) e da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação (1996). A perspectiva histórica foi a opção teórica e metodológica desta pesquisa. Para a compreensão dos acontecimentos e dos fatos históricos trabalhou-se com fontes primárias e secundárias. A pesquisa possibilitou identificar aspectos significativos no debate nacional nos dois países, as polêmicas sobre a concepção de formação docente, objetivadas em conflitos sobre o locus da formação, os níveis e a organização das instituições formativas, e a avaliação e o credenciamento dos cursos superiores de formação. Cabe destacar que a particularidade de cada país e as mediações entre diferentes setores sociopolíticos educacionais consolidaram de diferentes modos as reformas singulares, indicando, assim, a forte complexidade dos campos educacionais argentino e brasileiro. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Legislação pt_BR
dc.subject.classification Educação e Estado pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Educação e Estado pt_BR
dc.subject.classification Argentina pt_BR
dc.subject.classification Reforma do ensino pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Reforma do ensino pt_BR
dc.subject.classification Argentina pt_BR
dc.title A formação docente no contexto histórico-político das reformas educacionais no Brasil e na Argentina: Patricia Laura Torriglia ; orientadora, Maria Célia Marcondes de Moraes pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
206607.pdf 698.2Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar