dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Zago, Nadir |
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dc.contributor.author |
Virgílio, Marilene da Silva Pacheco |
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dc.date.accessioned |
2012-10-21T08:17:12Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T08:17:12Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
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dc.identifier.other |
198907 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86567 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
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dc.description.abstract |
A dissertação que apresentamos foi fundamentada em uma pesquisa que objetivou conhecer e analisar qual a relação que os alunos, que se encontram em defasagem série/idade escolar, têm com a escola e o saber escolar. Para desenvolver esse trabalho selecionamos um grupo de estudantes da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do ensino municipal de Paulo Lopes - Santa Catarina. O estudo configurou-se em três dimensões básicas: a história escolar dos alunos em situação de distorção série/idade; a relação com o saber e com escola; o sentido da escola e sua relação com o saber. Na construção dessa dissertação contou-se com o apoio de diversos autores, entre eles : Soares (1994), Sampaio (1998); Patto (1999); Zago (2000) e especialmente Charlot (2000, 2001, 2002); que discute, de forma mais específica, a relação com o saber e a escola. Os procedimentos metodológicos definem uma pesquisa de natureza predominantemente qualitativa. A coleta de dados contou com um questionário para caracterização da população estudada e de entrevistas. O material analisado compreendeu um conjunto de categorias temáticas para nos permitir aprofundar o estudo sobre a relação com a escola e com o saber. Em geral os alunos não vêem a escola como lugar central de construção do saber, mas um lugar aonde se vai para mais tarde adquirir um bom emprego, ter um futuro melhor. Isto é, vêem a escola enquanto relação profissional. O estudo desenvolvido indica a necessidade de aprofundar o estudo de temas voltados para as dimensões do prazer e do sentido de estudar e de ir à escola. Os resultados dessa investigação deverão contribuir na compreensão do chamado "fracasso escolar". |
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dc.format.extent |
134 f.| tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Fracasso escolar |
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dc.subject.classification |
Avaliação |
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dc.title |
A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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