A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade

DSpace Repository

A- A A+

A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Zago, Nadir pt_BR
dc.contributor.author Virgílio, Marilene da Silva Pacheco pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T08:17:12Z
dc.date.available 2012-10-21T08:17:12Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 198907 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86567
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract A dissertação que apresentamos foi fundamentada em uma pesquisa que objetivou conhecer e analisar qual a relação que os alunos, que se encontram em defasagem série/idade escolar, têm com a escola e o saber escolar. Para desenvolver esse trabalho selecionamos um grupo de estudantes da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do ensino municipal de Paulo Lopes - Santa Catarina. O estudo configurou-se em três dimensões básicas: a história escolar dos alunos em situação de distorção série/idade; a relação com o saber e com escola; o sentido da escola e sua relação com o saber. Na construção dessa dissertação contou-se com o apoio de diversos autores, entre eles : Soares (1994), Sampaio (1998); Patto (1999); Zago (2000) e especialmente Charlot (2000, 2001, 2002); que discute, de forma mais específica, a relação com o saber e a escola. Os procedimentos metodológicos definem uma pesquisa de natureza predominantemente qualitativa. A coleta de dados contou com um questionário para caracterização da população estudada e de entrevistas. O material analisado compreendeu um conjunto de categorias temáticas para nos permitir aprofundar o estudo sobre a relação com a escola e com o saber. Em geral os alunos não vêem a escola como lugar central de construção do saber, mas um lugar aonde se vai para mais tarde adquirir um bom emprego, ter um futuro melhor. Isto é, vêem a escola enquanto relação profissional. O estudo desenvolvido indica a necessidade de aprofundar o estudo de temas voltados para as dimensões do prazer e do sentido de estudar e de ir à escola. Os resultados dessa investigação deverão contribuir na compreensão do chamado "fracasso escolar". pt_BR
dc.format.extent 134 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Fracasso escolar pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title A relação com a escola e o saber escolar: um estudo com alunos em situação de distorção série/idade pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
198907.pdf 2.466Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar