Ginástica rítmica: um contributo pedagógico para as aulas de educação física

DSpace Repository

A- A A+

Ginástica rítmica: um contributo pedagógico para as aulas de educação física

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Shigunov, Viktor pt_BR
dc.contributor.author Pires, Veruska pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T06:33:49Z
dc.date.available 2012-10-21T06:33:49Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 191465 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86399
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. pt_BR
dc.description.abstract A Ginástica Rítmica brasileira atualmente é destaque no cenário esportivo internacional, prova disto é que a equipe do Brasil está entre as oito melhores equipes do mundo. O objetivo do presente estudo foi verificar as variantes relevantes nas ações de três professores de Educação Física de três escolas (uma particular e duas estaduais) do Ensino Fundamental de Florianópolis, nos quadrantes administrativo, pedagógico e motivacional, na aplicação de uma proposta alternativa para a prática da Ginástica Rítmica nas aulas de Educação Física, bem como, analisar as manifestações dos alunos de 4 turmas de 4.ª série e duas de 3.ª série, neste processo de aprendizagem. Foi levado em consideração, a realidade de espaço físico e materiais disponíveis por cada escola para o desenvolvimento da disciplina, e ainda evidenciado o conhecimento específico do professor sobre a modalidade trabalhada. Através da observação de 20 hs/a e filmagem de 10hs/a elaboradas e desenvolvidas pelas professoras, fundamentadas em leituras, debates e troca de experiências entre as docentes e a pesquisadora, e da aplicação de um questionário com questões abertas, foi possível analisar os pontos norteadores para a introdução da Ginástica Rítmica no contexto escolar, evidenciando a prática de elementos corporais pré determinados (saltos, equilíbrios e pivots) e a influência da ludicidade na iniciação esportiva, resgatando mudanças de atitudes, objetivando mais uma alternativa para as ações docentes. Para os alunos foi aplicado um questionário com o objetivo de evidenciar suas opiniões sobre as estratégias utilizadas nas aplicações das aulas e um protocolo de avaliação para a execução dos elementos específicos. Estes pré e pós testes indicavam os estágio em que se enquadravam cada aluno no início e término do programa. As respostas dos alunos para o questionário, indicaram criticamente os pontos positivos e negativos de cada proposta. Sendo que os testes possibilitaram a visualização de uma melhora nas execuções bem como a incorporação dos mecanismos motores das formas básicas de cada elemento. Quanto as professoras pode-se observar que cada docente construiu suas próprias estratégias, utilizando a inserção de tais elementos em Jogos pré desportivos, instigando a competição através de brincadeiras e ainda perpassando os objetivos propostos trabalhando com a ritmicidade e manejo de aparelhos. O estudo possibilitou uma nova visão para com o esporte e prevalecendo a criatividade e empenho de cada professora nos programas desenvolvidos. Mostrou que a tomada de decisão em enfrentar desafios fundamenta as mudanças necessárias nas práticas pedagógicas docentes. pt_BR
dc.format.extent xiii, 107 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação física pt_BR
dc.subject.classification Ginastica ritmica pt_BR
dc.title Ginástica rítmica: um contributo pedagógico para as aulas de educação física pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
191465.pdf 284.9Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar