As políticas para a educação especial integrada em Cabo Verde: um estudo sobre os processos de escolarização e profissionalização de pessoas cegas

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As políticas para a educação especial integrada em Cabo Verde: um estudo sobre os processos de escolarização e profissionalização de pessoas cegas

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bianchetti, Lucídio pt_BR
dc.contributor.author Barbosa, Maria de Fátima Ramos Rodrigues Mendes pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T06:15:35Z
dc.date.available 2012-10-21T06:15:35Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 194021 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86370
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract A década de 90 do século XX foi marcada fundamentalmente pela disseminação de relatórios, declarações e documentos oficiais de governos e organismos internacionais que resultaram, em parte, das discussões realizadas no âmbito das conferências promovidas pelas agências multilaterais dentre as quais se destaca a UNESCO. As proposições apresentadas sinalizaram para a "Educação para Todos", cujas manifestações, na particularidade dos objetivos desta pesquisa, são as escolas inclusivas. Considerando que os processos de exclusão continuam se materializando não só de diversos modos e estratégias como também em diversos setores e espaços sociais, analisa-se, nesta dissertação, as políticas para a Educação Especial Integrada em Cabo Verde, arquipélago pertencente ao Continente Africano. Especificamente, investigam-se os processos de escolarização e profissionalização de pessoas cegas. Os dados e a análise realizada evidenciam, entre vários aspectos, que as políticas para a Educação Especial Integrada, do ponto de vista dos organismos governamentais, foram implementadas no arquipélago recentemente e, no momento, os trabalhos desenvolvidos voltam-se mais para a garantia da escolarização obrigatória. Assim, a questão da profissionalização figura como uma preocupação, mas não como prioridade, uma vez que a realidade caboverdiana não é diferente daquela dos demais países do Terceiro Mundo no que diz respeito aos altos índices de desemprego. Ao se analisar particularmente os processos de escolarização/profissionalização de pessoas cegas, constatou-se que estes se deram predominantemente no âmbito do voluntarismo e do pioneirismo de pessoas que, de vítimas da exclusão, se tornaram autores e atores decisivos de ações inclusivas na educação e no trabalho. Portanto, essas ações e práticas individuais anteciparam-se não só em relação às proposições teórico-legais como também à implementação da Educação Especial Integrada em Cabo Verde. Como decorrência disto, a investigação realizada demonstra, por um lado, que os referidos processos ocorreram por conta de iniciativas particulares e, por outro, evidencia que essas iniciativas/práticas resultaram na criação de ONGs que, somadas com as ingerências de organismos multilaterais e outros fatores, fizeram com que as autoridades governamentais propusessem políticas públicas como resposta às demandas e pressões da sociedade civil e de grupos específicos. pt_BR
dc.format.extent 198 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação especial pt_BR
dc.subject.classification Cabo Verde pt_BR
dc.subject.classification Cegos pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.title As políticas para a educação especial integrada em Cabo Verde: um estudo sobre os processos de escolarização e profissionalização de pessoas cegas pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Da Ros, Silvia Zanatta pt_BR


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