dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Beuren, Ilse Maria |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Nakagawa, Julia |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T05:31:15Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T05:31:15Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
227035 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86291 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho descreve o sistema de segmentação de clientes pessoas físicas implantado em um banco, fundamentado no modelo Gecon. O trabalho inicia-se com uma incursão teórica do modelo Gecon, que consubstancia o processo de gestão adotado pelo banco. Aborda o modelo de mensuração de suporte e os sistemas de informação que viabilizam a sua operacionalização. Também contempla os fundamentos do marketing que alicerçaram o sistema de segmentação comportamental de consumo bancário de clientes pessoas físicas. Por sua vez, o estudo de caso evidencia o sistema de segmentação em si e os reflexos do atendimento diferenciado aos clientes das agências do Estado do Paraná do banco objeto de estudo, enfatizando a otimização do resultado econômico. Descreve o sistema de relacionamento adotado pelo banco com seus clientes pessoas físicas, baseado na identificação dos sete perfis de comportamento de propensão de consumo bancário. Apresenta o reflexo do sistema com base em um grupo de clientes com atendimento exclusivo, comparando a margem de contribuição e média de produtos consumidos na data da implementação do sistema de segmentação e aproximadamente dois anos após. Além disso, destaca outras contribuições do sistema de segmentação na gestão econômica do banco. Por fim, apresenta as conclusões do estudo e recomendações de aprofundamento do tema em novas pesquisas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
138 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão de empresas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Bancos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sistemas de informação gerencial |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Serviços ao cliente |
pt_BR |
dc.title |
Sistema de segmentação de clientes pessoas físicas de um banco fundamentado no modelo Gecon |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |