Abstract:
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Este trabalho descreve o sistema de segmentação de clientes pessoas físicas implantado em um banco, fundamentado no modelo Gecon. O trabalho inicia-se com uma incursão teórica do modelo Gecon, que consubstancia o processo de gestão adotado pelo banco. Aborda o modelo de mensuração de suporte e os sistemas de informação que viabilizam a sua operacionalização. Também contempla os fundamentos do marketing que alicerçaram o sistema de segmentação comportamental de consumo bancário de clientes pessoas físicas. Por sua vez, o estudo de caso evidencia o sistema de segmentação em si e os reflexos do atendimento diferenciado aos clientes das agências do Estado do Paraná do banco objeto de estudo, enfatizando a otimização do resultado econômico. Descreve o sistema de relacionamento adotado pelo banco com seus clientes pessoas físicas, baseado na identificação dos sete perfis de comportamento de propensão de consumo bancário. Apresenta o reflexo do sistema com base em um grupo de clientes com atendimento exclusivo, comparando a margem de contribuição e média de produtos consumidos na data da implementação do sistema de segmentação e aproximadamente dois anos após. Além disso, destaca outras contribuições do sistema de segmentação na gestão econômica do banco. Por fim, apresenta as conclusões do estudo e recomendações de aprofundamento do tema em novas pesquisas. |