dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ulyssea Neto, Ismael |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Kuhlkamp, Nilo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T04:01:43Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T04:01:43Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
190150 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86138 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O tema central deste trabalho é a concepção e dedução de um novo modelo de oportunidades intervenientes para distribuição de viagens. Trata-se de um modelo que pondera de forma diferenciada as oportunidades intervenientes dependendo de sua posição espacial em relação à origem e ao destino da viagem considerada. A exemplo do modelo de Schneider, o novo modelo é também deduzido apoiado na teoria de probabilidades. Testes comparativos entre o novo modelo e o modelo usual de oportunidades intervenientes (modelo de Schneider) quanto às suas sensibilidades em relação à posição espacial relativa das oportunidades intervenientes são também apresentados. Um dos testes realizados mostra que o novo modelo possui uma sensibilidade notavelmente maior que o modelo de Schneider em relação à implantação de um grande pólo atrator de viagens em diferentes zonas da área de estudo. Isto mostra a especial adequação do novo modelo a estudos visando determinar o local ideal para a implantação de um novo pólo com grande capacidade de atração de viagens. A segunda contribuição importante deste trabalho é o desenvolvimento de uma nova calibração para o modelo de Schneider. Esta nova calibração se apóia na propriedade, obtida através do método estatístico da máxima verossimilhança, de que a probabilidade de uma oportunidade ser aceita, se considerada, é igual ao inverso do número médio de oportunidades por viagem analisadas pelo viajante, quando se considera a totalidade das viagens realizadas na área de estudo num determinado intervalo de tempo. Tanto o novo modelo quanto o modelo de Schneider com a nova calibração, são implementados computacionalmente. Esta implementação computacional utiliza um processo iterativo que é concluído quando a probabilidade de uma oportunidade ser aceita, se considerada, atinge (a menos de um erro pré-estabelecido pelo usuário) o inverso do número médio de oportunidades por viagem analisadas pelo viajante. |
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dc.format.extent |
ii, 197 f.| il., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia civil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Viagens |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Oportunidade |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Modelos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Probabilidades |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Calibracao |
pt_BR |
dc.title |
Modelo de oportunidades intervenientes, de distribuição de viagens, com ponderação das posições espaciais relativas das oportunidades |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
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