dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Angotti, Jose Andre Peres |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Mário José Van Thienen da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T03:39:29Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T03:39:29Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
194754 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86103 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho constitui-se em um processo de ensino-aprendizagem dialógico na formação de professores, pautado pela idealização, desenvolvimento e análise de uma atividade educacional interativa - um hipertexto (software de autoria)- tendo como concepção de pesquisa a investigação-ação educacional crítico-ativa. Analisa-se como se dá o "pensar complexo" nesta atividade educacional. No hipertexto são desvelados os aspectos técnicos do princípio de funcionamento e fabricação da telefonia celular, assim como algumas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Aponta-se para a inércia que há em promover rupturas de uma concepção bancária de educação em favor de uma concepção dialógico-problematizadora, isto é, uma concepção consciente de educação. |
pt_BR |
dc.format.extent |
x, 138 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Física |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Telefonia celular |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sistemas de hipertexto |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Interatividade |
pt_BR |
dc.title |
Investigando a telefonia celular: ensinando-aprendendo com a interatividade em uma abordagem temática no ensino de física |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |