dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lapolli, Edis Mafra |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Cinelli, Nair Pereira Figueiredo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T00:28:31Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T00:28:31Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
192679 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85870 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nesta dissertação analisa-se como as tecnologias da informação e comunicação, em especial o vídeo, significam novos modos de aprender e ensinar para alunos e professores seja quando são utilizadas como ferramentas de reflexão e/ou recurso didático-pedagógico. Este estudo investiga como as escolas apropriam-se dos recursos tecnológicos, discute as relações professor e aluno no processo ensino aprendizagem mediado pelo vídeo, as novas competências a que os educadores estão sendo desafiados a construir, em escolas públicas e particulares do município de Florianópolis. Busca-se nos referenciais teóricos de FERREIRO, PIAGET, VYGOTSKY, MORAN e outros a proposta e metodologia de utilização deste recurso em ambiente de aprendizagem com o vídeo, que apontam para novos paradigmas nos processos de ensino-aprendizagem, baseados na interação e colaboração. A pesquisa adotou como metodologia à pesquisa de campo mostrando como as escolas estão utilizando o vídeo. A análise dos dados indica a necessidade de investir na formação inicial e continuada dos professores, levando à necessidade do estabelecimento de uma política de capacitação que dê suporte para o professor trabalhar esta ferramenta que está sendo utilizada no seu espaço de trabalho. |
pt_BR |
dc.format.extent |
73 f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Vídeos didáticos pedagógicos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.title |
A influência do vídeo no processo de aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |