dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Xavier, Rosely Perez |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pasta, Rosana Eliza Menegazzo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T23:16:15Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T23:16:15Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
198304 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85794 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem por objetivo investigar as concepções de professores e coordenadores sobre as qualidades, habilidades e conhecimentos necessários para o professor de inglês atuar em seu ambiente de trabalho, analisar os aspectos do processo de ensino e aprendizagem sobre os quais os professores refletem durante e após suas aulas, o porquê de certas questões serem o foco de sua reflexão e que decisões eles tomam a partir de suas reflexões. Este trabalho ainda visa entender e interpretar as preocupações dos coordenadores e professores quando em reuniões pedagógicas. A análise mostra que ser professor de inglês envolve mais do que o conhecimento da língua e cultura e do conhecimento didático. Os professores privilegiam principalmente qualidades pessoais como criatividade e paciência, cuja importância se deve à motivação dos alunos e a um melhor relacionamento com eles. Os resultados apontam ainda que o foco principal das reflexões dos professores de inglês durante sua prática pedagógica concentra-se nas ações dos alunos, enquanto que a reflexão após ministrarem suas aulas reside na sua própria atuação em sala. Entretanto, a maioria dos professores não reflete criticamente sobre os princípios que fundamentam suas tomadas de decisões, sobre o seu papel como professor, ou o perfil de cidadão que quer formar. As reflexões dos professores e coordenadores quando em reuniões pedagógicas centram-se nas atuações dos professores em sala, nas (re)ações dos alunos e nos materiais pedagógicos utilizados. No entanto, essas discussões não parecem incentivar questionamentos sobre decisões pedagógicas e os princípios que as orientam . |
pt_BR |
dc.format.extent |
149 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores de linguas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Lingua inglesa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.title |
Concepçõs sobre ser professor de inglês e o seu fazer docente |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |