Concepçõs sobre ser professor de inglês e o seu fazer docente

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Concepçõs sobre ser professor de inglês e o seu fazer docente

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Xavier, Rosely Perez pt_BR
dc.contributor.author Pasta, Rosana Eliza Menegazzo pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T23:16:15Z
dc.date.available 2012-10-20T23:16:15Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 198304 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85794
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem por objetivo investigar as concepções de professores e coordenadores sobre as qualidades, habilidades e conhecimentos necessários para o professor de inglês atuar em seu ambiente de trabalho, analisar os aspectos do processo de ensino e aprendizagem sobre os quais os professores refletem durante e após suas aulas, o porquê de certas questões serem o foco de sua reflexão e que decisões eles tomam a partir de suas reflexões. Este trabalho ainda visa entender e interpretar as preocupações dos coordenadores e professores quando em reuniões pedagógicas. A análise mostra que ser professor de inglês envolve mais do que o conhecimento da língua e cultura e do conhecimento didático. Os professores privilegiam principalmente qualidades pessoais como criatividade e paciência, cuja importância se deve à motivação dos alunos e a um melhor relacionamento com eles. Os resultados apontam ainda que o foco principal das reflexões dos professores de inglês durante sua prática pedagógica concentra-se nas ações dos alunos, enquanto que a reflexão após ministrarem suas aulas reside na sua própria atuação em sala. Entretanto, a maioria dos professores não reflete criticamente sobre os princípios que fundamentam suas tomadas de decisões, sobre o seu papel como professor, ou o perfil de cidadão que quer formar. As reflexões dos professores e coordenadores quando em reuniões pedagógicas centram-se nas atuações dos professores em sala, nas (re)ações dos alunos e nos materiais pedagógicos utilizados. No entanto, essas discussões não parecem incentivar questionamentos sobre decisões pedagógicas e os princípios que as orientam . pt_BR
dc.format.extent 149 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Professores de linguas pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title Concepçõs sobre ser professor de inglês e o seu fazer docente pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
198304.pdf 681.8Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar