Abstract:
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O trabalho com educadores de Biologia identificou as suas representações de "Ecologia". Diante da polissemia do termo, a investigação com educadores de Biologia observou como estes estão organizando essa pluralidade de significados e quais as possíveis implicações das suas representações na prática pedagógica. Duas representações de "Ecologia" foram reconhecidas: como Conhecimento e como Atitude-Ação. Poucos educadores expressaram uma clareza conceitual com relação a essas duas tendências, e isso foi relacionado com educadores que partiam de um enfoque histórico sobre a "Ecologia". Todos os educadores reconheceram a "Ecologia" não somente como conhecimento científico, envolvendo saberes baseados numa relação não-predadora sobre o meio ambiente, como ciência comprometida com a problemática ambiental. A origem dessas representações de "Ecologia" é articulada com uma visão de mundo excessivamente fragmentada e dominante, que se contrapõe à uma visão de mundo integrada e escassa, que reconhece e valoriza as relações espaço-temporais dos componentes do mundo. Esse trabalho propõe uma auto-reflexão sobre as visões de mundo de cada sujeito, na relação entre educadores e educandos, e sobre as conseqüências dessas visões de mundo nas tomadas de decisão e na abordagem dos conhecimentos, rumo à construção de uma abordagem relacional e ao fortalecimento de uma visão de mundo integrada. |