Problemas pedagógicos no (im)passe de discursos sobre a produção do conhecimento científico

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Problemas pedagógicos no (im)passe de discursos sobre a produção do conhecimento científico

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Moraes, Maria Celia Marcondes de pt_BR
dc.contributor.author Silva, Ilton Benoni da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T20:23:20Z
dc.date.available 2012-10-20T20:23:20Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 191878 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85586
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo principal da tese é produzir uma reflexão sobre discursos atinentes à problemática da produção do conhecimento científico, visando salientar a centralidade desta temática nas reflexões e abordagens do campo pedagógico. Trata-se de uma pesquisa de cunho teórico, que produz uma análise dos discursos de Bachelard e de Kuhn, no intuito de identificar conseqüências pedagógicas deles decorrentes. Estes autores lançam uma certa "indisciplina" na epistemologia convencional de tipo cartesiano e neopositivista. Seus posicionamentos, no entanto, apesar de terem perseguido intentos semelhantes, apresentam conclusões díspares sobre temas que remetem a conseqüências alternativas no campo pedagógico. A análise culmina com um balanço razoavelmente favorável aos posicionamentos de Bachelard em relação aqueles oferecidos por Kuhn. Os discursos de ambos respaldam a posição de que a produção do conhecimento é uma questão central para se pensar os problemas pedagógicos da formação escolar. No entanto, verificando suas teses, sobre o desenvolvimento do pensamento científico, percebe-se que, Bachelard, diferentemente de Kuhn, não deixa margem às abordagens subjetivistas, ceticistas e relativistas, que têm sido crescentemente adotadas por teóricos do campo da educação. Essas abordagens, mesmo que tenham sido exponencialmente ampliadas por outros pensadores (Rorty, por exemplo), já se encontram em germe e evidências no pensamento de Kuhn. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Pedagogia crítica pt_BR
dc.subject.classification Ciência pt_BR
dc.subject.classification Conhecimento pt_BR
dc.title Problemas pedagógicos no (im)passe de discursos sobre a produção do conhecimento científico pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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