dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ern, Edel |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Shui, Deyze Aparecida Turnes |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T19:35:32Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T19:35:32Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
191871 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85520 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nesta dissertação analisamos o processo de formação continuada de professores para a integração das tecnologias de informação e de comunicação ao seu fazer pedagógico. O objeto da nossa análise é a formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, desenvolvida pelos multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Municipal. A pesquisa abrangeu análise e reconstrução da trajetória da formação instituída por esse Núcleo, constituído a partir da implementação do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) em Santa Catarina. Os documentos oficiais, relatórios e depoimentos de professores e coordenadores participantes da formação são os dados utilizados na pesquisa. A análise desses dados aponta para a necessidade de reorganizar algumas questões estruturais dessa formação continuada, principalmente com relação ao tempo reservado para os cursos, assim como a proposta metodológica, com o intuito de garantir aos professores da rede municipal uma maior apropriação teórico-prática dos pressupostos e desdobramentos decorrentes da integração das tecnologias de informação e comunicação ao espaço escolar. |
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dc.format.extent |
141 f.| il., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação permanente |
pt_BR |
dc.title |
Ambientes informatizados e formação continuada de professores: um estudo sobre a implementação do ProInfo e do Núcleo de Tecnologia Educacional nas escolas públicas municipais de Florianópolis |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Quartiero, Elisa Maria |
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