Ambientes informatizados e formação continuada de professores: um estudo sobre a implementação do ProInfo e do Núcleo de Tecnologia Educacional nas escolas públicas municipais de Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

Ambientes informatizados e formação continuada de professores: um estudo sobre a implementação do ProInfo e do Núcleo de Tecnologia Educacional nas escolas públicas municipais de Florianópolis

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ern, Edel pt_BR
dc.contributor.author Shui, Deyze Aparecida Turnes pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T19:35:32Z
dc.date.available 2012-10-20T19:35:32Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 191871 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85520
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Nesta dissertação analisamos o processo de formação continuada de professores para a integração das tecnologias de informação e de comunicação ao seu fazer pedagógico. O objeto da nossa análise é a formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, desenvolvida pelos multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Municipal. A pesquisa abrangeu análise e reconstrução da trajetória da formação instituída por esse Núcleo, constituído a partir da implementação do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) em Santa Catarina. Os documentos oficiais, relatórios e depoimentos de professores e coordenadores participantes da formação são os dados utilizados na pesquisa. A análise desses dados aponta para a necessidade de reorganizar algumas questões estruturais dessa formação continuada, principalmente com relação ao tempo reservado para os cursos, assim como a proposta metodológica, com o intuito de garantir aos professores da rede municipal uma maior apropriação teórico-prática dos pressupostos e desdobramentos decorrentes da integração das tecnologias de informação e comunicação ao espaço escolar. pt_BR
dc.format.extent 141 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Educação permanente pt_BR
dc.title Ambientes informatizados e formação continuada de professores: um estudo sobre a implementação do ProInfo e do Núcleo de Tecnologia Educacional nas escolas públicas municipais de Florianópolis pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Quartiero, Elisa Maria pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
191871.pdf 361.9Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar