dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Moretti, Mericles Thadeu |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Bragagnolo, Isabel Terezinha |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T19:07:11Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T19:07:11Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
192121 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85472 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho de pesquisa trata de investigar como se dá a interlocução entre as questões da realidade social e o conhecimento matemático na formação inicial de professores de dois cursos de pedagogia da cidade de Florianópolis. Inicialmente, discutimos sobre a complexidade da sociedade capitalista, sob a ótica do pensamento marxista que expõe o antagonismo entre capital x trabalho e alguns aspectos que envolvem a escola pública e as políticas neoliberais de ajuste do Estado. Apresentamos uma síntese das propostas curriculares de Santa Catarina, Florianópolis e os PCN (1ª a 4ª série) explicitando os fundamentos, os conteúdos e as articulações com a realidade social, ali presentes. Em seguida, realizamos uma análise de conteúdo dos dados coletados na pesquisa empírica. Buscamos compreender através das observações em sala e das entrevistas o que os professores e as alunas dos dois cursos de pedagogia séries iniciais pensam sobre: o conhecimento matemático, a realidade social, a realidade do aluno, a articulação entre estas questões da realidade e o conhecimento matemático, a contribuição do conhecimento matemático para a transformação ou conservação, o conteúdo e a metodologia desenvolvidos pelas disciplinas pesquisadas e a função do professor. Finalmente procuramos entender o que os sujeitos pesquisados consideraram mais importante na formação do professor de séries iniciais. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Matematica - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
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dc.title |
Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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