Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social

DSpace Repository

A- A A+

Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Moretti, Mericles Thadeu pt_BR
dc.contributor.author Bragagnolo, Isabel Terezinha pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T19:07:11Z
dc.date.available 2012-10-20T19:07:11Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 192121 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85472
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de pesquisa trata de investigar como se dá a interlocução entre as questões da realidade social e o conhecimento matemático na formação inicial de professores de dois cursos de pedagogia da cidade de Florianópolis. Inicialmente, discutimos sobre a complexidade da sociedade capitalista, sob a ótica do pensamento marxista que expõe o antagonismo entre capital x trabalho e alguns aspectos que envolvem a escola pública e as políticas neoliberais de ajuste do Estado. Apresentamos uma síntese das propostas curriculares de Santa Catarina, Florianópolis e os PCN (1ª a 4ª série) explicitando os fundamentos, os conteúdos e as articulações com a realidade social, ali presentes. Em seguida, realizamos uma análise de conteúdo dos dados coletados na pesquisa empírica. Buscamos compreender através das observações em sala e das entrevistas o que os professores e as alunas dos dois cursos de pedagogia séries iniciais pensam sobre: o conhecimento matemático, a realidade social, a realidade do aluno, a articulação entre estas questões da realidade e o conhecimento matemático, a contribuição do conhecimento matemático para a transformação ou conservação, o conteúdo e a metodologia desenvolvidos pelas disciplinas pesquisadas e a função do professor. Finalmente procuramos entender o que os sujeitos pesquisados consideraram mais importante na formação do professor de séries iniciais. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Matematica - pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title Formação inicial de professores: uma interlocução entre a matemática das séries iniciais e as questões da realidade social pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
192121.pdf 387.3Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar