A contribuição do ensino de geografia para a prática de educação ambiental nas 1ª e 2ª séries do ensino fundamental

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A contribuição do ensino de geografia para a prática de educação ambiental nas 1ª e 2ª séries do ensino fundamental

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Buss, Maria Dolores pt_BR
dc.contributor.author Faé, Maeli pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T17:44:06Z
dc.date.available 2012-10-20T17:44:06Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 197995 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85342
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Geografia. pt_BR
dc.description.abstract Neste estudo foram analisados aspectos do processo pedagógico do ensino de Geografia e sua contribuição para a prática da Educação Ambiental, nas 1a e 2a séries do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal José do Valle Pereira, em Florianópolis, sugerindo atividades a serem desenvolvidas. Com a preocupação de conhecer as políticas educacionais vigentes, que definem o sistema educacional e estabelecem critérios para a efetivação do processo, realizou-se a análise do ensino de Geografia e do Meio Ambiente nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e a da proposta curricular veiculada na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, destacando o Ensino Fundamental. Através das atividades desenvolvidas pôde-se constatar que a proposta do ensino de Geografia e Educação Ambiental, na etapa em que as crianças iniciam sua vida escolar, deve basear-se no concreto, através do seu espaço vivido, em que a vivência torna-se importante para o desenvolvimento das relações espaciais, ambientais e sociais, numa construção gradativa e contínua, partindo da percepção até a representação, envolvendo as relações que interagem em suas vidas. O lugar em que vivem e as experiências cotidianas, manifestam as características da escala local para a global e vice-versa. Este é um desafio que deve ser construído no dia-a-dia, a partir das referências dos alunos, fundamentadas na construção dos conceitos e nos conhecimentos teóricos. As atividades foram desenvolvidas com professores e alunos mostrando as etapas que devem ser trabalhadas na faixa etária de 7 e 8 anos, e mostrando-se fundamentais para a compreensão das noções espaciais e na construção das relações com o ambiente. pt_BR
dc.format.extent xiii, 116 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Geografia pt_BR
dc.subject.classification Ensino de primeiro grau pt_BR
dc.subject.classification Educação ambiental pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title A contribuição do ensino de geografia para a prática de educação ambiental nas 1ª e 2ª séries do ensino fundamental pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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