dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva Filho, João Josué da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Welter, Noeli |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T16:02:40Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T16:02:40Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
203864 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85173 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação analisa como o ensino fundamental brasileiro vem lidando com a incorporação das tecnologias de informação e comunicação, em especial com a introdução dos computadores nas escolas públicas através do programa ProInfo. Para tanto realizamos um estudo de caso em uma escola pública municipal, localizada no município de Florianópolis/SC, desenvolvendo um projeto educativo de construção de uma peça comunicativa utilizando um software de autoria, com a quarta série na sala informatizada da escola. Discutimos as relações da escola, professores, especialistas e alunos com o processo de inserção da informática no ensino e seus pontos de vista. Os resultados da nossa análise apontam que existem diversas dificuldades encontradas pelas escolas tanto nos aspectos técnico-operacionais como nos aspectos pedagógico-didáticos durante a incorporação das tecnologias no cotidiano escolar e apontamos diversas possíveis soluções para os problemas identificados. Além disso, foi possível a constatação de que apesar de todos os obstáculos encontrados, as tecnologias de informação e comunicação favorecem o processo de aprendizagem e de desenvolvimento de habilidades por parte dos alunos. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino de primeiro grau |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia da informação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.title |
A incorporação das tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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