Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio

DSpace Repository

A- A A+

Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Scheibe, Leda pt_BR
dc.contributor.author Carminati, Celso João pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T14:10:14Z
dc.date.available 2012-10-20T14:10:14Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 194366 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84969
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho, discutimos a formação e a prática pedagógica de professores que lecionam a disciplina de Filosofia nas escolas de ensino médio pertencentes à 1ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), situadas no município de Florianópolis. Considerando o atual debate em torno da reintrodução da Filosofia no ensino médio como disciplina obrigatória, nos propomos a investigar como foram formados e como esses professores concebem as próprias práticas pedagógicas. Dessa forma, procuramos compreender as relações entre os conhecimentos especializados da formação inicial e os saberes da prática. Assim, esta temática perpassa as relações de sala de aula e agrega sentido à medida que mostra quem são estes professores, quais são suas motivações para a profissão, se dialogam e partilham com os colegas as experiências e práticas de ensino, o que lêem e quais objetivos e finalidades projetam para a disciplina. Em decorrência disto, analisamos os sentidos e os desafios que os professores atribuem à Filosofia durante a formação inicial e continuada, uma vez que, diante da dinâmica de especialização dos conhecimentos, muitos destes mostram-se inadequados à realidade da prática profissional. pt_BR
dc.format.extent xiii, 227 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Filosofia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Segundo grau) pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
194366.pdf 1.135Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar