dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Xavier, Rosely Perez |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Campos, Ricardo de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T09:29:48Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T09:29:48Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
181755 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84456 |
|
dc.description |
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo tem como objetivo investigar como professores de inglês utilizam a Internet em sua prática pedagógica levando em consideração sua abordagem de ensino, o design das tarefas e sua relação com os recursos e capacidades da Rede, os procedimentos pedagógicos e o papel do professor e alunos durante estas atividades. Os dados da pesquisa foram obtidos através de questionários auto-aplicados, perguntas exploratórias e observações de aulas. O estudo revela que a Internet está sendo utilizada principalmente como uma fonte de dados/informações através da qual os professores propõem tarefas de pesquisa e obtêm tarefas prontas para suplementar sua prática pedagógica. Foi possível perceber a ocorrência dos seguintes tipos de tarefas baseadas na Internet na prática dos professores-informantes: (1) tarefas de pesquisa, (2) tarefas prontas na Rede, (3) tarefas interpessoais assíncronas via Rede e, (4) tarefas baseadas em textos retirados da Internet. Embora a maior parte das tarefas baseadas na Rede revelou uma abordagem comunicativa, muitas atividades mostraram-se não comprometidas com uma aprendizagem mais autônoma, significativa e crítica. |
pt_BR |
dc.format.extent |
92 f.| grafs.,tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Lingua inglesa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Internet (Redes de computadores) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.title |
A internet e o ensino da língua estrangeira: uma amostra de como professores de inglês estão se apropriando dos recursos da rede em sua prática pedagógica / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação(Mestrado) |
pt_BR |