Ausência sentida nos estudos em educação física: a determinação ontológica do ser social /

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Ausência sentida nos estudos em educação física: a determinação ontológica do ser social /

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.author Ortigara, Vidalcir pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T08:20:29Z
dc.date.available 2012-10-20T08:20:29Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 181741 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84327
dc.description Tese(doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract Esta tese aponta para o fato de uma ausência. A ausência de uma abordagem ontológica no campo da Educação Física que viesse a fundamentar a real determinação do movimento humano - o caminhar, o correr, o saltar, o pular -, isto é, sua específica condição humana. Com vistas a demonstrar a importância de tal abordagem organizamos a exposição da seguinte forma: em primeiro lugar, descrevemos a retomada da ontologia no século XX, com Heidegger, Hartmann e Lukács, e sua crítica ao predomínio da gnosiologia na tradição ocidental. Na medida em que a questão ontológica articula-se profundamente ao atual debate acerca da negação da razão, bem como da negação da existência do real independentemente da mente humana ou das formas de sua apreensão pelo conhecimento, apresentamos, em seqüência, dois pensadores contemporâneos que, de modo distinto, afirmam o realismo: Searle e Bhaskar. Retomamos, então, a ontologia do século XX, e damos ênfase às idéias desenvolvidas por Lukács, em particular as desenvolvidas em Per L'Ontologia dell'Essere Sociale, nos capítulos sobre o trabalho e a reprodução. No primeiro caso, acompanhamos de que modo Lukács apresenta o trabalho como fundante do ser social, a transformação das causalidades naturais em causalidades postas mediante o por teleológico, e o surgimento das categorias específicas do ser social. No segundo, seguimos a argumentação do filósofo em sua discussão sobre o processo de reprodução do ser social, que ocorre sobre a insuprimível base biológica, em que cada vez mais as categorias sociais predominam sobre as naturais. Um processo dinâmico onde a continuidade do ser é mediada pela consciência e pela linguagem, como complexos singulares do complexo ser social. Concluímos assinalando que a abordagem ontológica, sobretudo a apresentada por Lukács, revela, em suas reais dimensões, as categorias determinantes do ser social, particularmente no que concerne ao complexo educativo, no interior do qual situa-se a Educação Física. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação fisica pt_BR
dc.subject.classification Filosofia pt_BR
dc.subject.classification Ontologia pt_BR
dc.subject.classification Trabalho pt_BR
dc.subject.classification Educação física (Pré-escolar) pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title Ausência sentida nos estudos em educação física: a determinação ontológica do ser social / pt_BR
dc.type Tese(Doutorado) pt_BR


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