O movimento do sangue no corpo humano: história e ensino

DSpace Repository

A- A A+

O movimento do sangue no corpo humano: história e ensino

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ern, Edel pt_BR
dc.contributor.author Delizoicov, Nadir Castilho pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T07:24:33Z
dc.date.available 2012-10-20T07:24:33Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 189152 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84223
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho analisa-se o conhecimento sobre o movimento do sangue no corpo humano considerando os contextos de sua produção e de sua disseminação. Um resgate histórico sobre o desenvolvimento do conceito de circulação sangüínea no corpo humano foi realizado a partir de uma perspectiva epistemológica referenciada em categorias da teoria do conhecimento de Ludwik Fleck. Analisa-se a dinâmica da circulação inter e intracoletiva de idéias, bem como a instauração, extensão e transformação dos estilos de pensamentos sobre a circulação do sangue que se sucederam historicamente. Relativamente à disseminação desse conhecimento no âmbito da educação escolar, foi investigado o ensino da circulação do sangue através das práticas docentes e do conteúdo exposto nos livros didáticos. Foram analisados livros da educação fundamental e média e, examinados, de forma pontual, manuais utilizados na formação dos docentes de ciências e de biologia. Com o uso articulado dos resultados desta análise e de entrevistas realizadas com professores da educação fundamental e média foi possível caracterizar e tecer considerações a respeito do ensino da circulação sangüínea no corpo humano. Argumenta-se que os problemas que este tema apresenta no seu ensino precisam ser enfrentados com práticas docentes diferentes daquelas que historicamente vêm sendo desenvolvidas. Defende-se a necessidade da inserção da história e da filosofia da ciência em cursos de formação de professores. É sugerida uma abordagem para o ensino da circulação sangüínea segundo uma concepção do processo de produção do conhecimento científico distinta da visão reducionista que tem caracterizado a disseminação e o ensino das ciências naturais. pt_BR
dc.format.extent 253 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ciencia - pt_BR
dc.subject.classification Historia pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Sangue - pt_BR
dc.subject.classification Circulacao pt_BR
dc.title O movimento do sangue no corpo humano: história e ensino pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Carneiro, Maria Helena da Silva pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
189152.pdf 22.52Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar