dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Ern, Edel |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Delizoicov, Nadir Castilho |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T07:24:33Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T07:24:33Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
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dc.identifier.other |
189152 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84223 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
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dc.description.abstract |
Neste trabalho analisa-se o conhecimento sobre o movimento do sangue no corpo humano considerando os contextos de sua produção e de sua disseminação. Um resgate histórico sobre o desenvolvimento do conceito de circulação sangüínea no corpo humano foi realizado a partir de uma perspectiva epistemológica referenciada em categorias da teoria do conhecimento de Ludwik Fleck. Analisa-se a dinâmica da circulação inter e intracoletiva de idéias, bem como a instauração, extensão e transformação dos estilos de pensamentos sobre a circulação do sangue que se sucederam historicamente. Relativamente à disseminação desse conhecimento no âmbito da educação escolar, foi investigado o ensino da circulação do sangue através das práticas docentes e do conteúdo exposto nos livros didáticos. Foram analisados livros da educação fundamental e média e, examinados, de forma pontual, manuais utilizados na formação dos docentes de ciências e de biologia. Com o uso articulado dos resultados desta análise e de entrevistas realizadas com professores da educação fundamental e média foi possível caracterizar e tecer considerações a respeito do ensino da circulação sangüínea no corpo humano. Argumenta-se que os problemas que este tema apresenta no seu ensino precisam ser enfrentados com práticas docentes diferentes daquelas que historicamente vêm sendo desenvolvidas. Defende-se a necessidade da inserção da história e da filosofia da ciência em cursos de formação de professores. É sugerida uma abordagem para o ensino da circulação sangüínea segundo uma concepção do processo de produção do conhecimento científico distinta da visão reducionista que tem caracterizado a disseminação e o ensino das ciências naturais. |
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dc.format.extent |
253 f.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Ciencia - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Historia |
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dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sangue - |
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dc.subject.classification |
Circulacao |
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dc.title |
O movimento do sangue no corpo humano: história e ensino |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Carneiro, Maria Helena da Silva |
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