Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de caso

DSpace Repository

A- A A+

Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de caso

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Nascimento, Juarez Vieira do pt_BR
dc.contributor.author Brancher, Emerson Antonio pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T06:42:33Z
dc.date.available 2012-10-20T06:42:33Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 188886 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84145
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. pt_BR
dc.description.abstract Com o passar dos anos, a prática pedagógica de professores vem sendo objeto de investigações para compreender as situações didáticas no seu contexto histórico e social, concentrando-se nos objetivos, conteúdos, métodos e avaliação, considerados os alicerces para o planejamento e direção do processo de ensino- aprendizagem. Entretanto, as investigações não têm procurado caracterizar a prática pedagógica implementada pelos professores nos diferentes momentos da carreira docente. Nessa perspectiva, este estudo teve por objetivo analisar a estruturação da prática pedagógica dos professores que atuam no curso de graduação em Educação Física da Universidade Regional de Blumenau, comparando-a com os ciclos de desenvolvimento profissional da carreira docente e os eixos curriculares das disciplinas ministradas. Para tanto, foi necessário analisar as decisões tomadas pelos professores quanto aos procedimentos de avaliação, seleção dos conteúdos e as técnicas de ensino adotadas, comparando a prática pedagógica dos professores universitários nos diferentes eixos curriculares. Esta investigação caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, do tipo de estudo de caso único com sub-unidades. Participaram do estudo 30 professores que atuavam no curso de graduação em Educação Física, no primeiro semestre do ano de 2002, independentemente da sua formação acadêmica. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, a qual foi realizada individualmente. De modo geral, os resultados encontrados sobre a delimitação, adequação e organização dos conteúdos revelam a preocupação dos professores em enfatizar a cobertura em detrimento do seu domínio, em atender as necessidades futuras do que as necessidades do momento dos estudantes bem como de priorizar a utilização de uma abordagem mais temática do que uma abordagem mais eclética dos conteúdos. Quanto a avaliação dos conteúdos, constatou-se que os professores priorizam a realização de avaliação afetiva, prevalecendo também a utilização de critérios mais globais e de instrumentos como teste teórico, teste prático e seminários. No que diz respeito aos procedimentos de ensino, os professores parecem adotar uma prática mais inovadora do que seguir o modelo tradicional, embora as técnicas de ensino mais utilizadas foram a aula expositiva-dialogada, trabalhos em grupo e seminários. Em síntese, os resultados revelaram também algumas evidências que indicam que há diferenças na estruturação das práticas pedagógicas implementadas pelos professores, considerando especialmente os diferentes eixos curriculares das disciplinas ministradas e os ciclos de desenvolvimento profissional em que se encontram os docentes. Sugere-se a continuação das investigações sobre este tema, buscando a utilização conjunta de instrumentos e a participação de estudantes. pt_BR
dc.format.extent ii, 127 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação física pt_BR
dc.subject.classification Educação física pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.subject.classification Professores de educação fisica pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de caso pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
188886.pdf 2.583Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar