O papel da instrumentação para o ensino de física na formação do licenciado em física

DSpace Repository

A- A A+

O papel da instrumentação para o ensino de física na formação do licenciado em física

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Peduzzi, Luiz Orlando de Quadro pt_BR
dc.contributor.author Silva, Fabiane Aparecida de Souza Soares da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T01:59:28Z
dc.date.available 2012-10-20T01:59:28Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 209311 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83644
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho apresenta # se uma pesquisa que teve como objetivo identificar o papel, a importância e as implicações da matéria Instrumentação para o Ensino de Física na formação do licenciado em Física, e suas perspectivas à prática pedagógica do futuro professor. A investigação foi realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde esta matéria encontra # se dividida em três disciplinas: Instrumentação para o Ensino de Física "A, B e C". Para a obtenção dos dados de uma pesquisa com enfoque qualitativo, foram utilizadas observações em sala de aula, confecção e aplicação de questionário e entrevistas. Os resultados mostram que a Instrumentação pode preparar uma preparação adequada para a Prática de Ensino, se considerada como pré # requisito desta disciplina. Além de estar de acordo com as demandas atuais para o Ensino de Física no Ensino Médio, sugeridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Diretrizes para Formação de Professores da Educação Básica em curso Superior, ela também oferece subsídios para a preparação de um professor pesquisador. Apesar do estudo ter sido realizado na UFSC, as conclusões obtidas transcendem a realidade local, pois a Licenciatura em Física é regulada por leis, diretrizes e parâmetros do governo federal, através do Ministério da Educação, que visam os mesmos fins de formação para o profissional da educação. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Instrumentação em fisica pt_BR
dc.subject.classification Física pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title O papel da instrumentação para o ensino de física na formação do licenciado em física pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
209311.pdf 1.017Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar