dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Peduzzi, Luiz Orlando de Quadro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Fabiane Aparecida de Souza Soares da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T01:59:28Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T01:59:28Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
209311 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83644 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho apresenta # se uma pesquisa que teve como objetivo identificar o papel, a importância e as implicações da matéria Instrumentação para o Ensino de Física na formação do licenciado em Física, e suas perspectivas à prática pedagógica do futuro professor. A investigação foi realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde esta matéria encontra # se dividida em três disciplinas: Instrumentação para o Ensino de Física "A, B e C". Para a obtenção dos dados de uma pesquisa com enfoque qualitativo, foram utilizadas observações em sala de aula, confecção e aplicação de questionário e entrevistas. Os resultados mostram que a Instrumentação pode preparar uma preparação adequada para a Prática de Ensino, se considerada como pré # requisito desta disciplina. Além de estar de acordo com as demandas atuais para o Ensino de Física no Ensino Médio, sugeridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Diretrizes para Formação de Professores da Educação Básica em curso Superior, ela também oferece subsídios para a preparação de um professor pesquisador. Apesar do estudo ter sido realizado na UFSC, as conclusões obtidas transcendem a realidade local, pois a Licenciatura em Física é regulada por leis, diretrizes e parâmetros do governo federal, através do Ministério da Educação, que visam os mesmos fins de formação para o profissional da educação. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Instrumentação em fisica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Física |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.title |
O papel da instrumentação para o ensino de física na formação do licenciado em física |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |