dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Mohr, Adriana |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T23:24:29Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T23:24:29Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
186495 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83375 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A educação em saúde (ES) tem sido uma componente importante nos currículos da escola fundamental brasileira e tradicionalmente é desenvolvida pelo professor de ciências. O trabalho analisou atividades de ES destes professores nos 3° e 4° ciclos das redes de ensino público do município de Florianópolis, SC, Brasil. O estudo foi realizado através de entrevistas semi-estruturadas que identificaram objetivos propostos, conteúdos desenvolvidos e estratégias didáticas utilizadas. Os resultados foram discutido a partir de aspectos desenvolvidos e analisados na tese: presença da ES nos currículos brasileiros, relação com o ensino de ciências, formação de professores em ES, alfabetização científica, conceitos de ilhotas de racionalidade e ocasiões de aplicação, além de aspectos éticos envolvidos na ES. A análise permite afirmar que a ES na escola tem sido orientada para objetivos alheios e espúrios à instituição escolar. Sustenta-se que é necessário reorientar a ES na escola e fundamentá-la segundo três eixos coerentes entre si: axiológico (a ES como integrante do objetivo da alfabetização científica), epistemológico (disciplinas significativas para os alunos ao mesmo tempo em que são valorizadas como instrumentos privilegiados de compreensão do mundo) e metodológico (construção das ilhotas de racionalidade e utilização da ES como ocasiões de aplicação). |
pt_BR |
dc.format.extent |
409 f.| tabs., mapas |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Saude |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciências (Primeiro grau) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.title |
A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |