A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências

DSpace Repository

A- A A+

A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de pt_BR
dc.contributor.author Mohr, Adriana pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T23:24:29Z
dc.date.available 2012-10-19T23:24:29Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 186495 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83375
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract A educação em saúde (ES) tem sido uma componente importante nos currículos da escola fundamental brasileira e tradicionalmente é desenvolvida pelo professor de ciências. O trabalho analisou atividades de ES destes professores nos 3° e 4° ciclos das redes de ensino público do município de Florianópolis, SC, Brasil. O estudo foi realizado através de entrevistas semi-estruturadas que identificaram objetivos propostos, conteúdos desenvolvidos e estratégias didáticas utilizadas. Os resultados foram discutido a partir de aspectos desenvolvidos e analisados na tese: presença da ES nos currículos brasileiros, relação com o ensino de ciências, formação de professores em ES, alfabetização científica, conceitos de ilhotas de racionalidade e ocasiões de aplicação, além de aspectos éticos envolvidos na ES. A análise permite afirmar que a ES na escola tem sido orientada para objetivos alheios e espúrios à instituição escolar. Sustenta-se que é necessário reorientar a ES na escola e fundamentá-la segundo três eixos coerentes entre si: axiológico (a ES como integrante do objetivo da alfabetização científica), epistemológico (disciplinas significativas para os alunos ao mesmo tempo em que são valorizadas como instrumentos privilegiados de compreensão do mundo) e metodológico (construção das ilhotas de racionalidade e utilização da ES como ocasiões de aplicação). pt_BR
dc.format.extent 409 f.| tabs., mapas pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Saude pt_BR
dc.subject.classification Ciências (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
186495.pdf 23.58Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar