dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ulyssea Neto, Ismael |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Butze, Carlos Eugênio Gonçalves |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T23:20:32Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T23:20:32Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
188541 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83368 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Uma rede de estradas é, geralmente, resultante da necessidade de acomodação do tráfego, o qual, por sua vez, é determinado pela distribuição espacial da população, pelo aproveitamento de determinadas áreas e pelas realidades geográficas. O conhecimento das condições dos muitos segmentos que formam a rede de estradas é, sem dúvida, imprescindível para o planejamento e gerência, influenciando diretamente nos investimentos que devem ser feitos para manter a rede em boas condições. A fim de obter um melhor aproveitamento desses investimentos, o conhecimento das condições da rodovia implica, necessariamente, em uma apropriada identificação, descrição e análise dos locais onde as deficiências foram encontradas, assim como a identificação dos segmentos que estão em condições satisfatórias. O desenvolvimento urbano, o crescimento do tráfego, as alterações no ambiente no qual a rodovia foi implantada, vão aos poucos exigindo que sejam realizados investimentos para adaptar a via às necessidades atuais de seus usuários. Nesse contexto, este trabalho propõe uma metodologia para identificar, descrever e analisar as características geométricas de uma estrada com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de planos de melhoramentos de rodovias. Após a descrição da metodologia, uma aplicação prática em um segmento existente de estrada é apresentada, junto com os resultados obtidos. Além disso, uma avaliação de seu desempenho é realizada. Conclui-se que a metodologia proposta é operacionalmente fácil de ser aplicada, que conduz a uma clareza na escolha dos critérios para as melhorias, que é adequada para a identificação de prioridades pelos planejadores e que traz dividendos pelo fato de uma atribuição melhor do investimento financeiro é alcançada em conseqüência de sua adoção. |
pt_BR |
dc.format.extent |
i, 127 f.| tabs., grafs., plantas |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia civil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Rodovias |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Rodovias - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projetos |
pt_BR |
dc.title |
Sistemática de levantamento, representação e análise de parâmetros geométricos para projetos de melhoramentos de rodovia |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |