Um modelo desagregado de escolha discreta para a análise das preferências do mercado

DSpace Repository

A- A A+

Um modelo desagregado de escolha discreta para a análise das preferências do mercado

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Kopittke, Bruno Hartmut pt_BR
dc.contributor.author Aguilar Cordova, Luis Alberto pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T22:18:44Z
dc.date.available 2012-10-19T22:18:44Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 182643 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83260
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho visa oferecer uma oportunidade de agregar valor ao processo de marketing estratégico das organizações orientadas para o mercado. Apresenta-se uma metodologia, baseada em análise de escolha discreta, consistente com o princípio fundamental do marketing atual: os consumidores são diferentes. Desenvolve-se um modelo hierárquico de inferência bayesiana que permite a estimação de parâmetros individuais de preferências utilizando reduzida informação por entrevistado. O comportamento individual de escolha é descrito através de um modelo multinomial logit ordenado. Os parâmetros estimados alimentam um simulador de preferências, para desenvolver análise competitiva, visando identificar oportunidades de mercado além de formular e avaliar estratégias alternativas de marketing para aproveitar essas oportunidades. A aplicabilidade da metodologia é ilustrada mediante uma aplicação empírica num contexto de marketing educacional. pt_BR
dc.format.extent XIII,117f| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Pesquisa de mercado pt_BR
dc.subject.classification Consumidores - pt_BR
dc.subject.classification Preferencia pt_BR
dc.title Um modelo desagregado de escolha discreta para a análise das preferências do mercado pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
PEPS2171-T.pdf 3.351Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar