Um modelo desagregado de escolha discreta para a análise das preferências do mercado

DSpace Repository

A- A A+

Um modelo desagregado de escolha discreta para a análise das preferências do mercado

Show full item record

Title: Um modelo desagregado de escolha discreta para a análise das preferências do mercado
Author: Aguilar Cordova, Luis Alberto
Abstract: Este trabalho visa oferecer uma oportunidade de agregar valor ao processo de marketing estratégico das organizações orientadas para o mercado. Apresenta-se uma metodologia, baseada em análise de escolha discreta, consistente com o princípio fundamental do marketing atual: os consumidores são diferentes. Desenvolve-se um modelo hierárquico de inferência bayesiana que permite a estimação de parâmetros individuais de preferências utilizando reduzida informação por entrevistado. O comportamento individual de escolha é descrito através de um modelo multinomial logit ordenado. Os parâmetros estimados alimentam um simulador de preferências, para desenvolver análise competitiva, visando identificar oportunidades de mercado além de formular e avaliar estratégias alternativas de marketing para aproveitar essas oportunidades. A aplicabilidade da metodologia é ilustrada mediante uma aplicação empírica num contexto de marketing educacional.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83260
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar