Abstract:
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Este trabalho apresenta uma nova metodologia para o controle de execução de camadas de aterro e subleito de rodovias executadas através do ensaio do Penetrômetro Dinâmico de Cone (Dynamic Cone Penetration - DCP). O DCP é um equipamento muito estudado e utilizado por vários órgãos do mundo, pelas suas vantagens de não destruir a estrutura do pavimento e de ser um ensaio rápido, fácil e de baixo custo. Para desenvolvimento da sistemática proposta, estabeleceu-se correlações de campo e laboratório entre os valores obtidos no ensaio DCP, o peso específico aparente seco e o teor de umidade do solo ensaiado, bem como entre os resultados do DCP e parâmetros de resistência como o Índice de Suporte Califórnia (California Bearing Ratio - CBR) da camada ensaiada e Módulo Resiliente (MR) do material da camada. Os resultados demonstraram que a metodologia é de aplicação simples e prática, principalmente para pavimentos de baixo a médio volume de tráfego. O DCP é um equipamento que, além de baixos custos de aquisição e operação, permite realizar uma grande quantidade de ensaios, e com isso obtém uma melhor homogeneidade das camadas e com baixo coeficiente de variação. |