A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades

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A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Munarim, Antonio pt_BR
dc.contributor.author Medeiros, Evandro Costa de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T22:14:46Z
dc.date.available 2012-10-19T22:14:46Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 184434 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83253
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Análise sobre o caráter educativo da Mística Sem Terra, desenvolvida pelos educadores e educandos do Curso de Formação de Militantes da Escola Nacional "Florestan Fernandes", pertencente ao MST. Resulta diretamente de pesquisa participante realizada durante os 3 meses de atividades pedagógicas da XVII Turma do Curso de Formação Política. Assumindo a mística em um sentido sociopolítico e ideológico, buscou-se demonstrar de que modo ela se desenvolve no interior da escola como uma celebração coletiva e como uma manifestação cotidiana, que se expressa através das relações sociais. A partir disso e ao estimular a reflexão crítica sobre a realidade, a mobilização social (ação direta), o resgate da memória, o cultivo de utopias e a produção de valores humanistas, buscou-se refletir sobre a forma pela qual a mística se apresenta: como um importante instrumento pedagógico capaz de contribuir para a transformação cultural do indivíduo e para a consolidação de uma identidade coletiva dos sujeitos sociais, fortalecendo-os para a luta por uma nova ordem social (hegemonia). No bojo dessa reflexão, compreendendo a mística como uma prática capaz de alimentar a sensibilidade humana para questões sociais e estimular a cidadania ativa, sustentou-se também sua contribuição no processo de (re)humanização das pessoas e a sua afirmação como um dos pilares de sustentação da força política do MST. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação popular pt_BR
dc.subject.classification Politica e educação pt_BR
dc.subject.classification Mistica pt_BR
dc.title A dimensão educativa da mística sem terra: a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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