princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do ensino médio

DSpace Repository

A- A A+

princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do ensino médio

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de pt_BR
dc.contributor.author Custódio Filho, José Francisco pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T21:34:30Z
dc.date.available 2012-10-19T21:34:30Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 184425 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83172
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract A temática dos modelos é, atualmente, uma das mais trabalhadas na área de pesquisa em ensino de ciências. Na ciência existe uma relação muito importante entre construções teóricas em geral, modelos em particular, e princípios. Diversos trabalhos espistemológicos e históricos permitem avaliar o funcionamento dos princípios como guias heurísticos genéricos na produção científica. Esta pesquisa visa investigar o papel do Princípio de Conservação de Energia (PCE) na construção de modelos por estudantes do Ensino Médio. Estudantes da terceira série do ensino médio foram submetidos à entrevistas clínicas semi-estruturadas, mediante um protocolo contendo duas situações externas ao contexto escolar. As respostas e suas justificativas foram analisadas e categorizadas em seis grupos: energia, impulso, cinemática, pseudo força, simetrias e analogias. De maneira geral, em situações um pouco diferenciadas daquelas usualmente tratadas na disciplina de Física, os estudantes utilizam toda sorte de esquemas intuitivos. O resultado mais surpreendente nesta pesquisa, foi a falta de menção explícita ou implícita ao PCE. Além disto, os modelos inferidos a partir das respostas dos estudantes mostraram-se extremamente instáveis e mutantes. Como implicação didático-pedagógica, avançamos a idéia que os princípios deveriam desempenhar papel heurístico na construção de modelos na escola, como forma de minimizar a instabilidade dos modelos. pt_BR
dc.format.extent 113 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ciencias (Segundo grau) pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Modelos e construção de modelos pt_BR
dc.subject.classification Heuristica pt_BR
dc.title princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do ensino médio pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
184425.pdf 5.177Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar