Perception and production of word-final vowel epenthesis by brazilian EFL students

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Perception and production of word-final vowel epenthesis by brazilian EFL students

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Baptista, Barbara Oughton pt_BR
dc.contributor.author Koerich, Rosana Denise pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T19:54:32Z
dc.date.available 2012-10-19T19:54:32Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 189011 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82972
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras Inglês e Literatura Correspondente. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa focaliza a ocorrência de um erro de pronúncia - a epêntese vocálica em consoantes em final de palavras no inglês de estudantes brasileiros. A relação entre produção e percepção foi estabelecida a partir da investigação sobre as habilidades de produzir consoantes em final de palavra e de discriminar seqüências ##CVC## e ##CVCV## onde a vogal final é /i/. Vinte estudantes do primeiro e segundo semestres de cursos de graduação em três universidades participaram do estudo. Seguindo-se a linha de pesquisa de Baptista e Silva Filho (1997), a produção da epêntese foi examinada através de três variáveis de marcação da consoante-alvo e duas variáveis de contexto fonológico: (a) vozeamento, (b) marcação relativa na classe de obstruintes, (c) marcação relativa das plosivas vozeadas por ponto de articulação, (d) silêncio, consoante ou vogal como contexto fonólogico, e (e) relações de sonoridade entre as sílabas. A relação entre produção e percepção foi examinada em termos das variáveis (a) e (e) acima e em termos gerais, estabelecendo-se o grau de associação entre as habilidades. Os dados de produção foram obtidos através da leitura de sentenças contendo seqüências ##CVC## em contexto de seqüências ##CVC(C)##, ##VC(C)##, e silêncio. Os dados de percepção foram obtidos através de um teste de discriminação do item estranho (Flege, MacKay e Meador, 1999). Em geral, as análises estatísticas não revelaram efeito significativo da marcação da consoante final ou do contexto fonológico na produção e percepção, entretanto, tendências foram identificadas ao se estabelecer comparação entre os resultados de produção e resultados de pesquisas anteriores, e entre os dados de produção e percepção investigando estas variáveis. A análise estatística dos dados, estabelecendo relação entre percepção e produção, mostrou resultados significativos indicando associação entre as habilidades. Propõe-se que tais resultados argumentam em favor da sílaba como unidade de representação mental guiando a percepção e produção de consoantes em final de palavras em L2. pt_BR
dc.format.extent iv, 261 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa - pt_BR
dc.subject.classification Pronuncia pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa - pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros pt_BR
dc.title Perception and production of word-final vowel epenthesis by brazilian EFL students pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PLLE0249-T.pdf 6.033Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar