Democratizando a gestão: os conselhos de escola e as eleições de diretores na rede municipal de ensino de Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

Democratizando a gestão: os conselhos de escola e as eleições de diretores na rede municipal de ensino de Florianópolis

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Daros, Maria das Dores pt_BR
dc.contributor.author Carminati, Márcia Bressan pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T19:20:58Z
dc.date.available 2012-10-19T19:20:58Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 182604 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82903
dc.description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste estudo foi compreender o processo de institucionalização e implantação dos Conselhos de Escola na rede municipal de ensino de Florianópolis, verificando em que medida o mesmo contribuiu/contribui para a formação de esferas públicas mais democráticas. Procuramos analisar essa dinâmica tendo como pressuposto algumas categorias teóricas como a participação, a cidadania, a democracia, a esfera pública, a cultura política e o clientelismo. A compreensão do processo de implantação dos Conselhos de Escola no período do governo da Frente Popular (1993/1996) implicou necessariamente o desvelamento das suas articulações com as eleições de diretores, particularmente com o pleito ocorrido em 1994, quando essa prática, restrita a 19 escolas básicas, foi qualificada e ampliada para 52 escolas desdobradas, creches e núcleos de educação infantil até então submetidas à lógica clientelista da escolha do diretor pela livre indicação. E é nesse novo contexto que as discussões em torno da democratização da gestão puderam avançar no sentido da implantação dos Conselhos, que para quatro unidades escolares representou a qualificação do processo de democratização da gestão. Para duas unidades, esse importante instrumento, ao possibilitar a construção de uma gestão mais democrática, contribuiu para a ruptura de gestões marcadamente autoritárias e clientelistas. Finalmente, constatamos que em três unidades, não obstante a importante atuação dos animadores no processo de implantação dos Conselhos, os mesmos não se constituíram enquanto esferas de participação e consolidação de relações mais democráticas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Escolas publicas pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Educação e Estado pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Escolas publicas - pt_BR
dc.subject.classification Organizacao e administracao pt_BR
dc.subject.classification Comunidade e escola pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.title Democratizando a gestão: os conselhos de escola e as eleições de diretores na rede municipal de ensino de Florianópolis pt_BR
dc.type Dissertação(Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
182604.pdf 9.567Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar