dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Straub, Sandra Luzia Wrobel |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T17:25:37Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T17:25:37Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
181810 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82691 |
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dc.description |
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de SAnta Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação analisa a introdução do computador na escola pública. Para tanto realizamos um estudo de caso sobre a Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino, no município de Sinop/MT, a partir da sua inserção no Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo). Discutimos as relações professor e aluno no processo ensino-aprendizagem mediado pelo computador, as novas competências a que os educadores estão sendo desafiados a construir, a alfabetização científica/tecnológica necessária ao professor nesse contexto, assim como aspectos relativos à tecnologia educacional e à infra-estrutura considerada necessária à implementação de um programa de informática na educação. Os resultados da nossa análise apontam para carências na qualificação dos profissionais da Escola envolvidos neste Programa, levando à necessidade do estabelecimento de uma política de capacitação que dê suporte para o professor trabalhar esta nova ferramenta que está sendo inserida no seu espaço de trabalho. Verificamos também um desencontro entre os discursos governamentais e a tradução destes na prática, particularmente no que se refere ao cumprimento do cronograma de implementação do Programa e a disponibilização da infra-estrutura prevista. |
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dc.format.extent |
124 f.;| grafs.,tabs.; |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
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dc.title |
O computador no interior da escola pública: avanços, desafios e perspectivas do/no ProInfo / |
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dc.type |
Dissertação(Mestrado) |
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