dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Etges, Norberto Jacob |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Paludo, Cleocimar Aigner |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T09:08:53Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T09:08:53Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
177621 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81912 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo refere-se à prática docente no ensino superior. Foi desenvolvido com o corpo docente e egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC campus de Xanxerê, durante o 2º semestre de 2000. Objetivou-se caracterizar as práticas docentes, suas relações com o perfil profissional formado e com os objetivos do curso. Utilizou-se estudos de Lévy (1995), Doll (1997), Etges (1999), Prigogine (1996), Foerster (1996), entre outros teóricos para análise da prática docente. A informação empírica foi coletada através de questionários com os docentes, entrevistas com egressos e estudos documentais da grade curricular e histórico do curso. Os dados foram analisados mediante análise temática. No que concerne à prática docente constatou-se que: contribui mais para a formação de profissionais técnicos do que criativos; nem sempre incorpora mudanças vindas de uma interação com a realidade de seus educandos e o processo educativo é congruente com os objetivos da grade curricular. O perfil profissional em sua maioria foi atendido, exceto criatividade, habilidade interpessoal e a execução da contabilidade na prática pelos acadêmicos que não atuavam na área contábil durante o curso. Os rumos a serem tomados pelo curso dependem da construção diária da ação conjunta dos docentes e acadêmicos, no processo de ensino e aprendizagem, ao conjugar habilidades técnicas e integrais do pensar, construir e interpessoal para criar um novo agir nas organizações e gerenciar pessoas além de informações. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Contadores |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação profissional |
pt_BR |
dc.title |
A prática pedagógica docente no ensino superior: desafios na formação do contador na contemporaneidade empresarial / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |