A prática pedagógica no curso de biblioteconomia da UFSC: discurso dos docentes do CIN e dos alunos do curso /

DSpace Repository

A- A A+

A prática pedagógica no curso de biblioteconomia da UFSC: discurso dos docentes do CIN e dos alunos do curso /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Souza, Francisco das Chagas de pt_BR
dc.contributor.author Hillesheim, Araci Isaltina de Andrade pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T08:10:34Z
dc.date.available 2012-10-19T08:10:34Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 176071 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81817
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract Estudo das práticas pedagógicas, especialmente, a interação professor-aluno em situação de sala de aula nas disciplinas do Departamento de Ciência da Informação - CIN, ministradas no Curso de Biblioteconomia - BBD da UFSC. Analisa o discurso coletivo dos docentes do CIN e dos alunos do BBD sobre a interação que ocorre em sala de aula. Constatou-se que os docentes do CIN estão tentando cumprir o seu papel da melhor forma possível, reconhecendo muitas vezes, suas limitações e dúvidas sobre se estão exercendo corretamente o seu papel. O docente do CIN preocupa-se com a relação com o seu aluno, pois este é o ponto de partida e de chegada de toda prática pedagógica. Por outro lado, no discurso dos alunos do BBD detectou-se que ainda existem docentes que não conseguiram mudar a forma de ensinar, que o relacionamento entre ambos é complicado e que não há um diálogo, não existe espaço para questionamentos e discussões. Na sala de aula se desenrola uma complexa rede de interações, onde o docente tem um papel de autoridade, mas não pode esquecer que o aluno é um ser humano com suas complexidades e peculiaridades. Docentes e alunos formam grupos com características próprias, com visões diferentes de mundo, de vida, de profissão, predominando uma grande heterogeneidade. Com as constantes mudanças na sociedade globalizada há a necessidade permanente de aprenderem a conviver, dialogar, trabalhar e juntos aprenderem a produzir conhecimentos e a fazer ciência. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino (Indireta) pt_BR
dc.subject.classification Biblioteconomia - pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.subject.classification Professores e alunos pt_BR
dc.subject.classification Análise de interação em educação pt_BR
dc.title A prática pedagógica no curso de biblioteconomia da UFSC: discurso dos docentes do CIN e dos alunos do curso / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
176071.pdf 12.17Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar