Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professoras

DSpace Repository

A- A A+

Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professoras

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Freire, Ida Mara pt_BR
dc.contributor.author Clemêncio, Maria Aparecida pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T06:59:56Z
dc.date.available 2012-10-19T06:59:56Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 179130 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81703
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação pt_BR
dc.description.abstract O presente projeto, trata de um estudo sobre diversidade etnocultural na educação, tendo como sujeitos, alunas do Curso de Pedagogia/ Séries Iniciais da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis. Buscamos identificar, como a diversidade etnocultural aparece nos Cursos de Formação de Professores em Florianópolis (SC). Diante da diversidade etnocultural brasileira, baseada nos três grupos raciais, o índio o negro e o branco, temos percebido que estes grupos recebem tratamentos diferentes no contexto escolar. Observa-se uma supervalorização da cultura européia, e pouca relevância no trato da cultura negra e indígena. A ênfase nos conteúdos baseados na cultura européia, ocorre em um ambiente em que o racismo e o preconceito, não são declarados. São percebidos através de comportamentos que neutralizam atitudes discriminadoras. Primamos então pela discussão da formação dos professores de Pedagogia por duas razões: uma por entendermos que o professor é mediador fundamental nas mudanças implementadas no processo educacional e outra por vermos no Ensino Fundamental a porta de entrada para o saber sistematizado dos integrantes das classes populares. Por conseguinte será neste espaço que as crianças oriundas destes setores sociais desfavorecidos vão ter a possibilidade de redefinir e recriar valores culturais de etnia e raça. No entanto, é necessário que ampliemos esta discussão para que negros e não negros reflitam e clamem por mudanças na realidade educacional a fim de que possam ver reafirmadas suas identidades étnicas e raciais na escola pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Relações raciais pt_BR
dc.subject.classification Identidade pt_BR
dc.title Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professoras pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
179130.pdf 3.161Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar