Contribuição à investigação geotécnica de vias urbanas não pavimentadas através do emprego do penetrômetro dinâmico de cone

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Contribuição à investigação geotécnica de vias urbanas não pavimentadas através do emprego do penetrômetro dinâmico de cone

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Triches, Glicerio pt_BR
dc.contributor.author Fontes, Liseane Padilha Thives da Luz pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T05:22:38Z
dc.date.available 2012-10-19T05:22:38Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 235690 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81548
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de pesquisa visa a proposição de uma nova metodologia para a investigação geotécnica de vias urbanas não pavimentadas contemplando o aproveitamento do material do corpo estradal já consolidado. A metodologia aplica-se em estudos com vistas à pavimentação dessas vias urbanas e tem como fundamento principal a utilização do Penetrômetro Dinâmico de Cone - DCP para a definição da espessura e da capacidade de suporte do revestimento primário "in situ", tanto na seção transversal como no sentido longitudinal da via. A partir dessas definições a metodologia considera a presença da camada consolidada no dimensionamento da estrutura do pavimento da via. Apresenta-se os conceitos básicos que serviram de embasamento técnico e científico dessa metodologia e uma aplicação prática em ruas urbanas que serão pavimentadas no município de São José, Santa Catarina. Nesse estudo prático procura-se avaliar as potencialidades do DCP como um instrumento tecnológico que oferece meios, de satisfatória precisão, no dimensionamento de pavimentos flexíveis de vias de baixo e médio volume de tráfego, e capaz de minimizar os custos de avaliação da capacidade de suporte. Conclui-se que a simplicidade e facilidade de uso da metodologia proposta, aliadas ao baixo custo dos equipamentos necessários, certamente garantirão sua utilização em larga escala, propiciando desta forma, um grande salto de qualidade na pavimentação urbana de nosso país. pt_BR
dc.format.extent xv, 184 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia civil pt_BR
dc.subject.classification Pavimentos flexiveis pt_BR
dc.subject.classification Penetrometro pt_BR
dc.title Contribuição à investigação geotécnica de vias urbanas não pavimentadas através do emprego do penetrômetro dinâmico de cone pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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