dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Junkes, Terezinha Kuhn |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Niedzieluk, Luzinete Carpin |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T04:29:33Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T04:29:33Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
177314 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81480 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa objetiva investigar como os produtores de notícia se utilizam da linguagem, em especial, das marcas lingüísticas (recursos produzidos pelos macrofenômenos, estrutura temática e esquemática global do texto/discurso, sua macroestrutura) observando como se dá o nível informativo (van Dijk, 1990) e o princípio da relevância (van Dijk, 1990 e Sperber & Wilson, 1995) na organização global do gênero discursivo. Adotaremos a concepção de linguagem como forma de interação para nossa prática pedagógica, como proposta por Bakhtin na década de 30 e retomada por Geraldi, 1985. As pesquisas em conhecimento sobre gêneros se firmaram a partir dos estudos de Kintsch & van Dijk, 1983 e van Dijk, 1989; 1990) através do conceito de superestrutura textual correspondente a um esquema cognitivo - trabalhamos, em sala de aula, com esse esquema denominado de Teoria da Superestrutura que faz parte do Modelo Cognitivo de Compreensão e Produção do Discurso, possibilitando aos alunos o reconhecimento e a compreensão das categorias textuais específicas implicadas na notícia que se constitui no carro chefe de todo jornalista. Dessa forma, contribuímos para ampliar a competência tanto lingüística quanto discursiva desses sujeitos. Para análise do corpus trabalhamos com os seguintes autores Kintsch & van Dijk, 1983; van Dijk, 1990, 1989, 1996); Sperber & Wilson, 1995; Lage, 1981, 1993, 1998a, 1998b; e Erbolato, 1985. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xii, 160 f.| il., grafs. + |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Linguistica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Linguistica aplicada |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Jornalismo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Analise do discurso |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cognição |
pt_BR |
dc.title |
Discurso jornalístico: uma abordagem cognitiva em sala de aula / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |