Discurso jornalístico: uma abordagem cognitiva em sala de aula /

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Discurso jornalístico: uma abordagem cognitiva em sala de aula /

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Junkes, Terezinha Kuhn pt_BR
dc.contributor.author Niedzieluk, Luzinete Carpin pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T04:29:33Z
dc.date.available 2012-10-19T04:29:33Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 177314 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81480
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa objetiva investigar como os produtores de notícia se utilizam da linguagem, em especial, das marcas lingüísticas (recursos produzidos pelos macrofenômenos, estrutura temática e esquemática global do texto/discurso, sua macroestrutura) observando como se dá o nível informativo (van Dijk, 1990) e o princípio da relevância (van Dijk, 1990 e Sperber & Wilson, 1995) na organização global do gênero discursivo. Adotaremos a concepção de linguagem como forma de interação para nossa prática pedagógica, como proposta por Bakhtin na década de 30 e retomada por Geraldi, 1985. As pesquisas em conhecimento sobre gêneros se firmaram a partir dos estudos de Kintsch & van Dijk, 1983 e van Dijk, 1989; 1990) através do conceito de superestrutura textual correspondente a um esquema cognitivo - trabalhamos, em sala de aula, com esse esquema denominado de Teoria da Superestrutura que faz parte do Modelo Cognitivo de Compreensão e Produção do Discurso, possibilitando aos alunos o reconhecimento e a compreensão das categorias textuais específicas implicadas na notícia que se constitui no carro chefe de todo jornalista. Dessa forma, contribuímos para ampliar a competência tanto lingüística quanto discursiva desses sujeitos. Para análise do corpus trabalhamos com os seguintes autores Kintsch & van Dijk, 1983; van Dijk, 1990, 1989, 1996); Sperber & Wilson, 1995; Lage, 1981, 1993, 1998a, 1998b; e Erbolato, 1985. pt_BR
dc.format.extent xii, 160 f.| il., grafs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Linguistica pt_BR
dc.subject.classification Linguistica aplicada pt_BR
dc.subject.classification Jornalismo pt_BR
dc.subject.classification Analise do discurso pt_BR
dc.subject.classification Cognição pt_BR
dc.title Discurso jornalístico: uma abordagem cognitiva em sala de aula / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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